13/03/2011

Review: Mais Estranho que a Ficção


 
Nome Original: Stranger Than Fiction
Diretor: Marc Forster
Elenco: Will Ferrell, Emma Thompson, Dustin Hoffman
Ano: 2006
Visto em: 12/03/2011
Review contém spoilers? Não
 
Adoro filmes. Sempre procuro assistir assim que eles saem nos cinemas. Mas há vezes em que saem tantos filmes bons que eu não consigo assistir todos aqueles que eu queria - enquanto alguns deles ficam dois meses em cartaz, outros ficam apenas uns quinze dias: Geralmente esses filmes são aqueles em que a gente logo esquece do nome, mesmo que a gente acabe achando que vai alugar depois, isso não acontece, justamente porque a gente esqueceu do nome.
 

 
"Mais Estranho que a Ficção", esse nome é grande demais pra um filme, e concretamente, eu me esqueci dele. Porém, certas coisas na vida são destinadas à nós - quando a gente tropeça e cai no meio da rua, se fere e chinga muito no Twitter, aquilo era o destino, ele age em nossas vidas como uma força incontrolável... adiável, talvez, mas incontrolável. E era o meu destino assistir à esse filme, pois ele mesmo acabou vindo de encontro à mim, e mesmo que eu desconhecesse o nome, eu havia lido a sinópse, e ela havia sido impressa em minha mente de tal forma que, por mais que eu não soubesse o nome do filme, eu o reconheceria logo nos primeiros minutos.
Não foi acaso. Não foi uma coincidência. O destino queria que eu assistisse a esse filme, e então colocou esse filme na minha vida, mais de uma vez, porque eu precisava dele, e hoje eu finalmente o aluguei.
 
E por que eu falaria sobre eu mesma para ilustrar um review de filme? Porque é incrívelmente difícil de falar sobre este exato filme sem spoilear a história, e eu quero muito que você assista, principalmente porque a mensagem que ele passa tem tudo a ver com a filosofia de vida que eu sigo ^^
 

 
Este filme fala sobre o destino de pessoas ordinárias. Pessoas? Meramente números de RG, estatísticas, funcionários, engrenagens... pessoas.
 
Uma dessas pessoas é Harold Crick, um fiscal da Receita Federal. A própria vida dele não passa de números, desde o número de vezes que ele escova cada um de seus dentes até o número de passos para chegar ao ponto de ônibus.
 
O problema é que, não bastasse a sua vida toda ser regulamentada, um dia ele acorda e ouve uma voz feminina narrando tudo o que acontece com ele, e ainda tirando onda! Lógico que Harold não quer deixar que a voz o faça parecer um completo banana, e pior, que a voz - narrada exclusivamente à ele - o deixe louco. Então ele começa a tentar de tudo para contrariar o roteiro de sua própria vida.
 
Sem trailer hoje. Isso mesmo, até o próprio trailer do filme conta a história inteira (exceto o final), tira toda a graça do filme!
Este aqui merece ser saboreado com gosto, principalmente por trazer grandes atores como Emma Thompson e Dustin Hoffman!
 

 
 

Leia outros reviews:

Desconhecido
O Ritual
Bravura Indômita
Coração Louco
127 Horas

Um comentário:

Up6 disse...

Grande filme! Ótimo review! Esse já é um dos meus favoritos!