13/02/2011

Review: Bravura Indômita


 
Nome Original: True Grit
Diretores: Ethan Coen, Joel Coen
Elenco: Jeff Bridges, Matt Damon, Hailee Steinfeld
Ano: 2010
Visto em: 13/02/2011
Review contém spoilers? Não
 
Hoje eu assisti Bravura Indômita, que igual ao título de ontem, também é um grande competidor do Oscar desse ano - 10 indicações, entre elas melhor filme, melhor ator, melhor atriz coadjuvante e melhor figurino.
Porém, diferentemente do filme de ontem, que era baseado em fatos reais (e esse tipo de filme sempre termina meio "meh"), este aqui é um remake de um filme de 1969 que trazia a lenda do faroeste conhecido como John Wayne - pode não ser da sua época (e não é nem da minha), mas você com certeza já ouviu falar dele através da homenagem prestada pelo Jackie Chan em Bater ou Correr.
 

 
Mas falemos da versão "que vale": Temos atores já tarimbados como Bridges e Damon, além da novata Hailee Steinfeld em seu primeiro grande filme - pode crer que os três formam uma bela família de marido, mulher e criança... assim mesmo, nessa respectiva ordem =D
Todos os três tem os seus momentos, mas é certo que o velho Xerife e a garota destemida ofuscam, por diversas vezes, o brilho do Ranger tagarela. Apesar disso, é difícil imaginar como seria o filme sem a presença do Matt Damon alí, me levando a concluir que nenhum papel é dispensável na trama - isso confirma que toda a história do filme é bem bolada.
 
Quanto aos aspectos técnicos, este filme sabe exatamente pra onde vai: Há cenas de comédia, suspense, ação e também as cenas trágicas, tudo muito bem dosado. Quando se lê a sinópse, imagina-se que seria muito fácil perder a direção do filme quando há personagens tão diferentes envolvidos, porém, foi tudo conduzido de maneira maestral.
Falando nisso, a música aqui não é a principal força de inércia (ok, parei de comparar com Discurso), mas combina exatamente com cada momento do filme, tornando ainda mais intensa a imersão naquela terra sem lei.
Além de tudo, os responsáveis pela fotografia e caracterização estão de parabéns.
 

 
Amei, fiquei com vontade de ver denovo, fiquei com vontade de assistir ao original, e fiquei com vontade de ser tão durona e corajosa quanto a pequena Hailee <3
Bravura Indômita está realmente impecável. Além de trazer todo o mito do faroeste em meio aos filmes de hoje em dia, temos uma história épica, temos o indispensável embate entre mocinhos e vilões, temos uma mocinha que foge do convencional de maneira bem vinda, e o mais importante de tudo - temos Jeff Bridges sendo foda!
 
Vale a pena, e espero que seja o grande premiado da noite do Oscar, pois este filme merece conquistá-lo com toda sua bravura.
 

Assista ao trailer:



 

Leia outros reviews:

Coração Louco
Desconhecido
O Ritual
127 Horas
O Vencedor

Nenhum comentário: