12/02/2011

Review: O Discurso do Rei


 
Nome Original: The King's Speech
Diretor: Tom Hooper
Elenco: Colin Firth, Geoffrey Rush, Helena Bonham Carter
Ano: 2010
Visto em: 12/02/2011
Review contém spoilers? Não
 
Ok, vamos começar definindo que este é o maior competidor do Oscar 2011. São 12 indicações, incluindo melhor filme, ator principal, atriz e ator coadjuvante, direção, edição, etc... Além disso já ganhou Globo de Ouro para melhor ator num filme de drama (Colin Firth).
 

 
Agora eu digo que, apesar de ser um drama (gênero que eu adoro), muito do mérito do filme só se obteve graças à trilha sonora, que está recheada das minhas obras favoritas de Beethoven - fato esse que fez meu coração bater forte e quase chegou a me levar às lágrimas.
O filme teria conseguido o mesmo efeito se utilizasse outras músicas ou uma trilha original? Não! Se não fosse pelo Beethoven, o filme seria apenas um drama mediano.
Falando nisso, o filme também está concorrendo ao Oscar de melhor trilha sonora original... hã, como pode um filme que se utiliza de música erudita - que já existe - concorrer como trilha original, heim?
 
Falando do que realmente importa para o leitor regular: Sim, Colin Firth interpreta a gagueira de modo extremamente convincente, fazendo com que você sinta seu desespero em não conseguir discursar com nitidez. Quem nunca ficou nervoso pra pronunciar redação diante de toda uma classe, que atire a primeira pedra - o filme consegue te embalar, justamente porque explora uma fraqueza que todo mundo tem, ou já teve em algum momento da vida.
Porém, eu acho que o personagem mais carismático foi mesmo o do Geoffrey Rush como o psicólogo que ajuda o rei a superar os seus medos - sem dúvida, os melhores diálogos ocorrem entre eles dois, por vezes arrancando gargalhadas do cinema inteiro: Na verdade é ele quem faz o filme funcionar.
 

 
É, digamos que eu até gostei do filme, considerando ele como um conjunto de coisas que acontecem simultâneamente, mas quando eu paro pra pensar se ele tem realmente os melhores atores ou a melhor edição, eu não concordo, pois acredito que outros filmes o tenham feito de maneira melhor. Porém, eu acho que O Discurso do Rei provavelmente vai ganhar oscares só porque é uma história "genuinamente inglesa", que deve agradar mais aos jurados que os outros filmes, e isso é uma puta falta de sacanagem.
 
Quem gosta de drama deve assistir. Quem ama música erudita também precisa assistir. Aos demais que não se encaixam nesses dois quesitos, outros filmes certamente vão agradar mais.
 

Assista ao trailer:



 

Leia outros reviews:

Bravura Indômita
127 Horas
O Discurso do Rei
Cisne Negro

Nenhum comentário: