19/02/2011

Review: Cisne Negro

Eu sou o seu pesadelo mais sombrio.

 
Nome Original: Black Swan
Diretor: Darren Aronofsky
Elenco: Natalie Portman, Vincent Cassel, Mila Kunis
Ano: 2010
Visto em: 19/02/2011
Review contém spoilers? Não
 
Preciso começar dizendo que eu odeio os filmes do Aronofsky. Do fundo do coração mesmo. Se alguém sabe fazer filme de terror, esse alguém é Darren Aronofsky - esse homem sabe conduzir o verdadeiro terror, o terror que emana do doppelganger vivendo dentro de cada um de nós, o terror que deixa o espectador desconfortável, que violenta cada célula do seu cérebro através das suas córneas e ouvidos, que faz você olhar no relógio a cada cinco minutos querendo que o filme acabe logo... porque você não gosta do filme: Apesar de trazer atores que o convencem do que o personagem sente, apesar de ser bem editado, apesar de fazer bom uso do som e da trilha, apesar de ter uma boa qualidade técnica, não há como você gostar do filme.
 
Natalie Portman, multifacetada.

 
*longo inspiro*
 
Fff... Agora sim, falemos do filme. Cisne Negro é mais um desses filmes maquiados pela mídia. Arrisco até dizer que é um filme que viveu de críticas pagas, pois a maioria delas fala bem do filme - isso é uma mentira. Esse filme não é exatamente "bom". Ele é um filme "do mal". A proposta é do mal, e a fotografia é horrível... no entanto, está concorrendo para melhor fotografia no Oscar 2011, além de outras 4 indicações para melhor filme, edição, direção e melhor atriz.
 
Sem dúvidas, Portman praticamente já ganhou o Oscar. Irônicamente, ela consegue definir a perfeição numa atriz, executando o papel de uma dançarina que busca a perfeição de maneira doentia. E não só ela como todo o resto do elenco conduz de maneira excelente os seus papéis, incluindo Winona Ryder, que apesar de fazer um papel pequeno no filme, arranca sustos da platéia igualmente aos personagens maiores.
 
Olá, eu sou Winona Ryder, e você é uma vadia.

 
Por fim, Cisne Negro é um filme difícil de se comentar. Primeiro porque não tem como falar da história sem soltar algum spoiler, e segundo que... é, esse é um filme "Made in Aronofsky" ¬_¬
 
Não acredite nas críticas que glorificarem esse filme. O filme é ruim. Você não deve assistí-lo. Sua vida não vai mudar depois que você assistó-lo... alias, vai sim, vai mudar pra pior, você vai se deitar em posição fetal e vai ter pesadelos por muitas noites...
 
Só assista se você for profissional da área ou se você for fã da Natalie Portman, pois ela está realmente exacerbante - no bom sentido da palavra. Caso contrário, não diga que eu não avisei.
 

Assista ao trailer:




 

Leia outros reviews:

Desconhecido
O Ritual
Bravura Indômita
Coração Louco
O Discurso do Rei

Um comentário:

Anônimo disse...

Q exagero!
Cisne negro é basicamente um "clube da luta" pra meninas! XD