11/02/2011

Review - O Turista



Contém spoilers. Você foi avisado.



O Turista (The Tourist, EUA, 2010) narra a história de Elise Ward (Angelina Jolie), uma britânica que está sendo secretamente vigiada pela Scotland Yard em Paris. Elise é suspeita de ser cúmplice de Alexander Pearce, banqueiro que aplicou golpes milionários pela Europa.



Elise então recebe uma carta de Pearce com instruções para se dirigir a Veneza e confundir os agentes britânicos. No trem para a Cidade dos Canais ela conhece o neurótico professor de matemática e personagem-título Frank Tupelo (Johnny Depp), a quem usa para fazer os agentes da Scotland Yard crerem que ela está, na verdade, com Alexander. Frank, obviamente, fica atraído por Elise (eu também ficaria se Angelina Jolie decidisse sentar do meu lado num trem, no big deal).

Chegando em Veneza, Elise e Frank se hospedam em um chique hotel e continuam a despistar os policiais ingleses. Usar Frank dessa maneira, porém, traz um grande risco: mal sabem eles que, graças a uma informação de dentro da Scotland Yard, o gangster Reginald Shaw (Steven Berkoff) - de quem Pearce roubou módicos 2 bilhões de dólares - está a caminho de Veneza para liquidar Elise e Alexander.

Evidentemente, Elise faz seu trabalho tão bem feito que até os homens de Shaw confundem Frank com Pearce - e tentam matar o pobre professor. Devido à confusão que causou nas ruas (ruas?) de Veneza enquanto corria por sua vida, Frank vai preso. Ao tentar explicar a situação para a polícia veneziana, Frank acaba sendo entregue de lambuja aos capangas de Shaw por um delegado corrupto. Elise consegue resgatá-lo, mas o deixa para trás pouco tempo depois, sabendo que não pode envolver um inocente em uma situação tão perigosa.

Não quero entregar muito mais do filme aqui, mas vou dizer o seguinte: o filme tem dois twists. Dois twists BEM IDIOTAS. Imagine que você tem à disposição Angelina Jolie e Johnny Depp, mas coloque eles para encenar twists de novelas da Globo - é isso que você tem nesse filme. O primeiro é tragável, mas o segundo é muito Deus Ex Machina para o meu gosto.

Mas as falhas do filme vão além. O enredo em si é fraco, se sustentando apenas na base do "Frank gosta de Elise então ele tem que continuar indo atrás dela". O policial que lidera a investigação envolvendo Pearce e Elise, interpretado por Paul Bettany, é um CUZÃO de marca maior. No fim rola até um gay overtone com esse personagem ("mimimi eu quero o Pearce").

As atuações dos astros principais não comprometem, mas também não brilham em nenhum momento. O filme tem alguns poucos momentos divertidos, mas nada muito memorável. O Turista não é uma comédia, não é um drama e mal consegue ser um thriller de ação. Minha recomendação? Só assista se for fã dos atores e se não tiver nada melhor pra ver.

Ficha técnica
Título: O Turista (The Tourist, EUA, 2010)
Diretor: Florian Henckel von Donnersmarck
Com: Angelina Jolie, Johnny Depp, Paul Bettany, Timothy Dalton e Steven Berkoff

Nota GNO: 2/5