Nome Original: Precious - Based on the novel "Push" by Sapphire
Diretor: Lee Daniels
Elenco: Gabourey Sidibe, Mo'Nique, Paula Patton
Ano: 2009
Visto em: 20/03/2011
Review contém spoilers? Não
De uns anos pra cá, Hollywood começou um novo gênero de filme: Os filmes de vida fodida. E eu não me refiro a aquele tipo de vida fodida que faz a gente rir, e sim da verdadeira vida fodida - aquela vida que a gente não desejaria nem pro nosso pior inimigo.
Exemplos de filmes assim, que eu me lembre e posso citar de imediato, são À Procura da Felicidade e Biutiful... mas nos casos desses dois filmes, o fodido é um personagem homem. Já Preciosa talvez tenha sido mais impactante pra mim, pois o personagem fodido é uma mulher.
Claireece Precious Jones é
...Acho que já nas primeiras qualidades podemos constatar que ela é, definitivamente, uma pessoa fodida, mas a cada item da lista, tudo fica ainda pior.
Mas nem só de desgraça vive Preciosa - atrás da capa do filme, no famigerado rótulo da classificação indicativa, está escrito que o tema do filme é "superação". De fato, além de ser ótima em matemática, Precious ainda sabe sonhar, e é nos sonhos que ela encontra forças para continuar a viver, ainda que fodidamente.
De alguma forma, esses filmes de vida fodida sempre acabam concorrendo ao Oscar - Preciosa ganhou dois, mas se engana aquele que acredita que as premiações garantem a qualidade do filme (de acordo com o IMDB, Preciosa ganhou outras 71 premiações por todo o mundo).
Não está entre os piores, mas com certeza passa longe dos melhores filmes que eu já ví.
Não há nada de novo aqui. É como se você fosse à banca de jornal, pegasse as primeiras páginas dos tablóides mais sangrentos e juntasse as chamadas num único roteiro - o resultado desse caldeirão é Preciosa.
Assista ao trailer:
Leia outros reviews:
DesconhecidoO Ritual
Romance
Mais Estranho Que a Ficção
Bravura Indômita
Nenhum comentário:
Postar um comentário