21/03/2011

Review: Preciosa - Uma História de Esperança


 
Nome Original: Precious - Based on the novel "Push" by Sapphire
Diretor: Lee Daniels
Elenco: Gabourey Sidibe, Mo'Nique, Paula Patton
Ano: 2009
Visto em: 20/03/2011
Review contém spoilers? Não
 
De uns anos pra cá, Hollywood começou um novo gênero de filme: Os filmes de vida fodida. E eu não me refiro a aquele tipo de vida fodida que faz a gente rir, e sim da verdadeira vida fodida - aquela vida que a gente não desejaria nem pro nosso pior inimigo.
 
Exemplos de filmes assim, que eu me lembre e posso citar de imediato, são À Procura da Felicidade e Biutiful... mas nos casos desses dois filmes, o fodido é um personagem homem. Já Preciosa talvez tenha sido mais impactante pra mim, pois o personagem fodido é uma mulher.
 

 
Claireece Precious Jones é negra afro-descendente, obesa, pobre, analfabeta funcional, introvertida, tem 16 anos, mora no Harlem, tem uma criança e está grávida de outra, a mãe bate nela e a chinga de todos os fuckin' nomes possíveis, o pai a estupra desde quando veio ao mundo, onde quer que vá as pessoas fazem pouco da condição física dela...
...Acho que já nas primeiras qualidades podemos constatar que ela é, definitivamente, uma pessoa fodida, mas a cada item da lista, tudo fica ainda pior.
 
Mas nem só de desgraça vive Preciosa - atrás da capa do filme, no famigerado rótulo da classificação indicativa, está escrito que o tema do filme é "superação". De fato, além de ser ótima em matemática, Precious ainda sabe sonhar, e é nos sonhos que ela encontra forças para continuar a viver, ainda que fodidamente.
 

 
De alguma forma, esses filmes de vida fodida sempre acabam concorrendo ao Oscar - Preciosa ganhou dois, mas se engana aquele que acredita que as premiações garantem a qualidade do filme (de acordo com o IMDB, Preciosa ganhou outras 71 premiações por todo o mundo).
Não está entre os piores, mas com certeza passa longe dos melhores filmes que eu já ví.
 
Não há nada de novo aqui. É como se você fosse à banca de jornal, pegasse as primeiras páginas dos tablóides mais sangrentos e juntasse as chamadas num único roteiro - o resultado desse caldeirão é Preciosa.
 

Assista ao trailer:


 

Leia outros reviews:

Desconhecido
O Ritual
Romance
Mais Estranho Que a Ficção
Bravura Indômita

Nenhum comentário: