10/03/2011

Review: Shiki


 
Nome Original: 屍鬼
Produção: Aniplex, Daume, Shueisha, ...
Elenco: Kouki Uchiyama, Toru Okawa, Gackt, ...
Ano: 2010
Visto: 22 episódios (inteiro)
Episódio favorito: 14
Review contém spoilers? Sim
 
Pois é, eu não faço só review de filme, apesar de eu acreditar que esses entretenimentos de formato serializado precisam de um tipo de critica diferenciada...
 
Shiki nasceu de uma novel originalmente publicada em 1998 por autoria de Fuyumi Ono. Anos mais tarde, já no final de 2007, a Jump SQ começou a serializar um mangá adaptado por Ryu Fujisaki. Assim sendo, o anime é o mais recente dos produtos vinculados.
 
No começo do anime, a arte, o estilo fotográfico, a história e a trilha-sonora (ou seja, praticamente tudo) podem causar estranhamento ao espectador. Porém, o estilo do anime me agrada muito, apesar dos designs bizarros dos personagens.
 

 
A história começa bastante conturbada, e eu me perguntei por várias vezes "Quem é o protagonista?". Essa é uma pergunta estranha de se fazer, levando em consideração os personagens tão interessantes que o anime nos apresenta. A conclusão que cheguei foi que é o local - o afastado vilarejo de Sotoba - quem representa o elemento principal da história, pois ela acaba justamente quando o vilarejo é queimado... ainda que tenham restado personagens humanos e vampiros para dar continuidade à trama.
 
Voltando a falar dos personagens, cada um deles tem as suas próprias motivações, ninguém aqui é levado pelo "súbito espírito de companheirismo" que é de praxe nos animes mais joviais. Porém, isso dá muita margem ao egoísmo mal justificado, uma coisa que eu geralmente não gosto de ver em nenhum tipo de ficção.
 
Parando pra pensar, o anime pegou um filão bem oportunista - estamos numa época em que garotas suicidas, vampiros viados e lobisomens seminus fazem sucesso no cinema - coincidentemente Shiki tem tudo isso! É claro que a abordagem difere bastante, porém, não salvou o anime de ser ruim.
 

 
Levando em conta a natureza do anime - matar pelo menos um personagem por episódio - eu esperava que no final todos os personagens morressem, ou pelo menos os vampiros, mas nada disso aconteceu.
Sim, tivemos muito suspense, mistério e cenas de morte espetaculares, banhadas com ironia e drama, tudo isso é muito bom e eu adoro. Porém, o final do anime consegue estragar tudo isso.
 
Shiki espera que você simpatize com os "coitadinhos" dos vampiros e lobisomens. Em 22 episódios ele não conseguiu mudar a minha opinião sobre isso, paciência. Ainda assim eu sou extremamente feliz pela trilha sonora, as mortes e o Toshio - essas coisas conseguiram me carregar por todos os 22 episódios, então de todo mal com certeza não é.
 
O anime foi uma experiência muito boa, eu recomendaria, mas não se deve esperar muito do final.
 

Assista à abertura:


Nenhum comentário: