01/03/2011

Tron e a Transmídia

Aviso: Esta matéria contém spoilers sobre a saga Tron.
 

 
Pois bem, recentemente eu fiz um curso excelente sobre transmídia - algo que eu sabia que existia mas não sabia denominar ao certo, provavelmente você também é ou já foi alvo dela mas não sabe...
Em poucas palavras, transmídia é um plano de marketing que propaga uma história através de mídias diferentes, cada mídia contando uma parte diferente da história, completando umas às outras.
 
Para dar um exemplo mais detalhado de transmídia, vou comentar sobre os vários elementos que formam o universo Tron. Para evitar me aprofundar em termos técnicos, vou me resumir a comentar no ponto de vista do consumidor, pois este é um fandom do qual tenho usufruído bastante ultimamente =D
 

 
A começar, lógicamente, pelo filme original de 1982, Tron: Uma Odisséia Eletrônica.
Na história conhecemos Kevin Flynn, um programador de jogos que teve seus projetos roubados pelo atual dono da empresa Encom. Para provar sua autoria, Kevin tenta invadir a rede de computadores da empresa, mas o plano dá errado e ele acaba sendo transportado, literalmente, para dentro da rede. Lá ele conhece os Programas criados pelos funcionários, incluindo o personagem titular, Tron, que é um Programa de segurança perito em combates. No final de tudo, Kevin consegue voltar ao nosso mundo, de posse dos documentos que provam sua autoria, tomando as rédeas da Encom.
 

 
Agora, já no final de 2010, tivemos a sequência - Tron: O Legado.
Mais ou menos como na vida real, passaram-se quase 30 anos desde os acontecimentos no primeiro Tron. Kevin Flynn está desaparecido desde 1989, tendo ido novamente para dentro do mundo virtual (o qual vou chamar de "Grade" de agora em diante), mas desta vez ele ficou preso lá dentro. Passagem de tempo para 2010: O filho de Kevin, Sam Flynn, recebe um sinal que pode indicar que seu pai ainda está vivo. Seguindo as pistas, Sam acaba indo parar dentro da Grade. Lá dentro, Sam se encontra com Kevin e mais um monte de outros Programas, incluindo Clu, um Programa criado por Kevin à semelhança dele próprio - que por ironia do destino está tocando o terror na Grade e morrendo de vontade de o fazer também fora dela, no nosso mundo real.
 

 
Até aí tudo bem, são dois filmes cheios de technobabble que vão agradar a qualquer nerd, porém, as pessoas fora desse eixo devem se sentir um tanto... confusas?
A proposta dos dois filmes não é abordada de maneira "mastigada", o que nos leva a dois polos de espectadores: Os que não entenderam os filmes e os consideram uma simples aventura sem conteúdo, e aqueles que entenderam pois conseguiram ler as entrelinhas. Estando dentro deste segundo grupo, logo após os filmes eu comecei a imaginar perguntas como "O que exatamente aconteceu com Tron?"; "O que levou Clu a se tornar vilão, quando ele é um clone do Kevin que é herói?"; "Como surgiram os ISOs e no que eles se diferenciam dos Programas comuns?"
 
É aí que entra a transmídia!
 
Sim, meus caros, ela é a responsável por preencher as lacunas deixadas entre os dois filmes! Assim como ela nos traz sempre informações interessantes sobre aquele universo fictíceo, podemos dizer também que ela também é a responsável por gerar uma gama de produtos relacionados, desde brinquedos até roupas de grife, enchendo os bolsos dos donos da franquia =P
 

 
No plano de transmídia feito para divulgar a história do universo Tron, nós temos...
 
Histórias em Quadrinhos: Uma delas, que leva o sub-título Betrayal, explora toda a janela de tempo que ocorre entre os filmes de 1982 e 2010, mostrando o nascimento de Sam, a origem da Grade, dos ISOs e as motivações da "traição" de Clu ao seu próprio criador. A outra HQ é um remake do filme de 1982, servindo meramente para ilustrar os eventos do primeiro Tron à possíveis espectadores do segundo filme.
 
Artbook: Este aqui, além de trazer diversas ilustrações conceituais do filme mais recente, ainda vem recheado de informações técnicas sobre a produção do filme, os personagens, as construções e os veículos. É um tipo de material mais recomendado para os verdadeiros fãs ou pra quem curte desenhar.
 
Videogames: Além dos produtos com visual inspirado na franquia - controles, mouse, teclado e fones de ouvido - foram lançados alguns jogos que também são situados entre os filmes. Enquanto Battle Grids aborda todo o complexo "esportivo" da Grade, com corridas nas Motos de Luz e Batalhas de Disco, Evolution explora mais a fundo o período em que Kevin se isolou dentro da Grade, assim como os planos de Clu, indo desde a execução dos ISOs até a formação de seu exército de Programas reprogramados.
 

 
ARG: Abreviação para "Alternate Reality Game", o ARG de Tron começou em Julho de 2009, quando fichas estampadas com "Flynn's Arcade" começaram a surgir em diversos blogs de notícias - a ficha era o ponto de partida para uma grande "caçada". O Flynn Lives, um dos sites criados para esse plano de transmídia, incentivava a procura por pistas que levassem ao paradeiro do personagem titular. No final da "primeira fase" do ARG, foi descoberta uma réplica da casa de arcades do Flynn.
A "segunda fase" começou com o envio de novos itens - réplicas dos Bits do primeiro filme - por todo o mundo. Através de outro site, as pessoas enviavam os códigos dos Bits para participar de mais enigmas. A solução culminava com a pessoa tendo o seu próprio registro oficial da Encom, tendo acesso exclusivo a mais informações sobre o filme.
Depois disso, a IGN entrevistou Alan Bradley (interpretado pelo ator Bruce Boxleitner, o Tron de 1982), que revelou a "terceira fase" do ARG - uma conferência da Encom durante o evento Comic Con. Mas a conferência foi interrompida pela invasão de Sam Flynn (interpretado por Garret Hedlund), de maneira similar ao que o personagem faz em Tron: O Legado.
A "última fase" do ARG exigia vencer o jogo Space Paranoids Online, dando acesso direto ao computador de Kevin Flynn.
 

 
E agora?
 
Com o lançamento em DVD e Blu-ray de Tron: O Legado se aproximando (no Brasil, 18 de Março nas locadoras e 8 de Junho nas lojas), há indícios de que um dos extras vai dar pistas sobre um terceiro filme... bom, te vejo no ARG do Tron 3! =D

Um comentário:

Unknown disse...

XD sou um nerd , não preciso da transmídia pras minhas especulações .

O que aconteceu com o Kevin nesses 20 anos, foi apenas se acovardar , perdendo cada batalha até a guerra contra clu , isso fato . Como aconteceu , pra quem não tem imaginação que corra atraz de uma resposta fácil , mesmo que tenha que pagar por ela .

Enfim , tudo é negócio .