06/03/2011

Review: Castlevania - Lords of Shadow [PS3/XBOX 360]


Review contém spoilers? Não

Eu não iria fazer resenha do jogo, pois quando eu joguei a demo e um pouco na casa de um amigo, eu dizia para mim mesmo que esse jogo não era Castlevania, que as pessoas que diziam que o Lords of Shadow continha elementos dos primeiros Castlevanias, estavam simplesmente delirando. Bom, realmente, após zerá-lo confirmei que de Castlevania ele não contém nada, mas não quer dizer que por isso eu poderia considerá-lo como um fracasso ou jogo ruim!
Após ver o final e pelo jogo possuir um personagem muito carismático, me senti obrigado a fazer uma resenha.
A todos aqueles que contêm um pensamento próximo do meu quando apenas havia jogado a demo e o pouco na casa de um amigo, dê uma chance a esse Castlevania, considerem que ele é um reboot e foquem na história, tentem não ficar fazendo associações com Castlevanias passados mesmo você sendo um fã da franquia (como eu sou).
Considerando o fato que inovar hoje em dia é algo difícil de ver em um jogo, esse Castlevania não é diferente, do meu ponto de vista, ele não possui nada próprio (certos momentos ele lembra Shadow of Collosus, Devil May Cry, God of War e Prince of Persia). Os principais fatores que prendem e que te fazem querer jogar mais e mais esse Castlevania é a narrativa, história, personagem central e a mescla dos elementos de outros jogos.


Narrativa:
Com textos muito bem elaborados e com uma voz/dublagem que caiu como uma luva pra narração, esse é um fator muito importado em Lords of Shadow.
A narrativa acontece entre o início da cada fase, é o Loading, creio que pulando a narração pode ser que você não se prenda tanto ao jogo e exclua boa parte da motivação que o jogo tem pra te passar. Pode parecer estranho falar assim, mas a narração de casa fase é algo que sempre te deixa instigado, pensativo! A voz da narração e os textos parecem que tem uma força e te deixam cada vez mais curioso em saber que rumo o jogo irá tomar. Elas também contribuem para o carisma do personagem principal.

Pra quem não sabe, quem narra e dubla é o Zobek é o Patrick Stewart.



História:
Com certeza o mais importante de Castlevania - Lords of Shadow. Não se deixa enganar pela premissa, pois assim como o jogo, a história evolui no ritmo certo sem nenhum tropeço.
A premissa de Lords of Shadow nos mostra que Gabriel é um membro da Brotherhood of Light, um grupo de elite de cavaleiros sagrados que protegem a Terra do sobrenatural.
Todo o jogo gira em torno do fato da mulher de Gabriel (Marie) ter sido assassinada por forças das trevas e tendo sua alma pressa por toda eternidade, motivo pelo qual Gabriel inicia sua jornada acompanhado de sua Combat Cross.
Maria é a personagem que guia Gabriel para derrotar os Lords of Shadow, tendo um papel muito importante na trama.
Além de Marie, Gabriel recebe ajuda de Pan, personagem importante na história que te ajuda em diversos momentos.
Eu iria comentar mais sobre a história, mas cada detalhe é muito importante e pode acabar com a surpresa na hora de jogar. Apenas um aviso, tente acompanhar todas as narrativas e os scrolls, eles só aumentam a surpresa no final do jogo.


Personagens:
Lords of Shadow não é um jogo que possui muitos personagens, contem um número de personagens essencial pra trama e com cada um tem seu papel fundamental pro desenrolar final.
Gabriel é um personagem que cumpri muito bem seu papel, sua melancolia, solidão e tristeza são como uma luva para uma mão por todo o clima sombrio, de isolação e devastação da Terra, sendo um personagem que ao desenrolar da história cativa pela ligação desses fatores.
Gabriel é mostrado como um personagem que age muito pelos seus sentimentos, sendo muito humano em certos momentos (principalmente egoísta e irracional) e cativando também por ser um personagem de sentimentos verdadeiros.
O lado negativo vem por conta dos dois últimos Lords of Shadow, são personagens que tu nem percebe praticamente, fazendo sua importância ser deixada um pouco de lado após a batalha. O Lord of Shadow que fica na memória e chama atenção é o primeiro (Cornell) pelos diálogos, pois a partir dessa conversa começamos a ficar mais curioso sobre a história.
Claro que não posso deixar de comentar da CG que vem logo após a batalha contra Carmilla, com certeza é a melhor animação de todo o jogo.

Jogabilidade:
Não há muito que falar sobre a jogabilidade, pois o jogo mescla à mecânica e elementos de diversos outros jogos, não tendo nenhuma novidade pra mostrar. Apesar disso, a MercurySteam e Kojima Productions souberam aproveitar isso muito bem. Foram muito bem distribuídos entre as fases, obstáculos, puzzles, weapons upgrades e inimigos, o jogo não se torna monótono e repetitivo com suas quase 20 horas, pois, geralmente, cada inimigo tem um jeito e golpe melhor de matar, fazendo com que você utilize ataques diferentes todo o momento. A arma principal de Gabriel é a Combat Cross.
Outro fato a ser apontado são os ataques, o jogo possui uma vasta lista de golpes/armas secundárias que você vai habilitando, todos os golpes são bons, importantes com muita utilidade, bem feitos e bolados.
Uma coisa que incomoda e, às vezes, atrapalha é a câmera. Certos momentos ela te da uma visão totalmente sem ângulo do que está acontecendo, sem contar que nas batalhas Gabriel é mostrado de uma visão muito longe, fazendo com você não perceba certas coisas. A câmera foi algo que deveria ter sido melhor trabalhado.


Trilha Sonora:
As músicas combinam totalmente com o clima do jogo, visto que o jogo possui uma ambientação medieval, obscura e sombria que tenta te levar a época onde sempre são situados os filmes clássicos de vampiros.
Excelentes composições que marcam e que só somam pra proposta do jogo.
Existe uma música de batalha que tem uma parte muito semelhante à música de batalha de Gof of War, chegar a ser engraçado e bizzaro isso ao mesmo, porém é algo de depois de um tempo passa batido, pois o jogo tem muito acrescentar.


Gráficos:
Antes de colocar minhas mãos no Lords of Shadow, escutei muito discussão de gente falando que o LoS era mais bonito que o GOW 3. Realmente é um jogo muito bonito, é abusivo o uso dos efeitos de luz no jogo (não que isso seja algo negativo, pelo contrário), é um jogo muito colorido e vivo, porém, em minha opinião, não é tudo isso que falam em termos de gráficos.
Em LoS muitas vezes conseguimos ver as texturas de árvores conforme o ângulo da câmera, temos também Marie que parece ser uma personagem que não teve o acabamento final... enfim, é melhor cada um tirar sua conclusão.

Castlevania Lords of Shadow é um jogo que te prende pelo simples: história, personagem e mecânica simples e divertida baseada nos padrões de jogos de apertar botão e andar.
A história é o ponto alto, porém como já falei, não pode uma fã da franquia joga-lo tendo o pensamento em outros Castlevanias, tem que ter o pensamento de que é um reboot e saber dividir, pois conseguindo fazer isso, verá que é um jogo rico em todos os aspectos, te deixando com aquele sentimento de quero mais após termina-lo.

Prestem atenção para o que acontece após os Créditos!
Conheço pessoas que assistiram somente essa parte no Youtube, eu não recomendo, pois isso tira 90% do clímax do jogo. Apenas digo, é algo totalmente surpreendente!

NOTA: 8 de 10

Castlevania: Lords of Shadow
Fabricante: MercurySteam e Kojima Productions
Gênero: Ação / Aventura
Distribuidora: Konami
Online?: Não
Datas de lançamento: EUA - 05/10/2010, Europa - 07/10/2010, Japão - 16/12/2010
Suporte: Nº de Jogadores: 1, Definição HD: 720p, Troféus

Um comentário:

L.P. disse...

Patrick Stewart narrando é foda mesmo! Fizeram bem a escolha do elenco ocidental.