20/04/2011

Review: VIPs


 
Diretor: Toniko Melo
Elenco: Wagner Moura, Wagner Moura... e Wagner Moura
Ano: 2011
Visto em: 16/04/2011
Review contém spoilers? Não
 
Cinema brasileiro é uma coisa muito difícil de se falar. As vezes a gente tem filmes legais de assistir várias vezes (ambos os Tropa de Elite), filmes que se enquadram nas piores coisas que eu já assisti na vida (Divã), filmes com produção de padrão internacional mas historinha bem mé (Se Eu Fosse Você 2)... e os filmes épicos, filmes que são realmente fodões, porém, que costumam ser "underground" e tem uma exposição quase nula na mídia, mesmo eles sendo os filmes mais fodas do cinema brasileiro - no caso, apenas um deles existia (O Cheiro do Ralo) até o momento.
 
Fora isso, afirmo com um amplo sorriso no rosto que VIPs é "filme de ladrão/caloteiro" - adoro esses filmes, principalmente as partes inteligentes que mostram a elaboração dos planos. Favor não confundir com "filme de favelado", pois desse sim nós temos todo ano no cinema brasileiro, porém, "filme de ladrão" é algo raro por aqui...
 

 
Conheçam este jovem com penteado de emo que é carinhosamente apelidado de "Kohai"! Sim meus caros, ele tem um apelido genuínamente japonês e o quarto dele é enfeitado com coisas genuínamente japonesas - seria Kohai um otaku?
 
Devaneios meus à parte, segundo sua própria mãe, ele é um jovem meio... "assim". Apesar de não se expressar diretamente, ela sabe que o cara "tem probleminha", mas em vez de diligentemente tentar entender o seu problema, ela simplesmente deixa ele ser quem ele é. Assim, certo dia Kohai (que na verdade se chama Marcelo mas eu gosto mais de Kohai) parte em sua jornada para seguir a carreira de seu pai, com quem há muito não tem contato, mas que aparentemente é um piloto de avião bem sucedido que já lhe mandou postais do mundo todo.
 

 
E a partir daí o filme realmente nos leva à uma viagem, mas não pelo mundo e sim pelas múltiplas personalidades que Wagner Moura é capaz de interpretar. Sim, o filme é só dele o tempo todo, mas ele o conduz com maestria ímpar - são ao todo cinco fisionomias diferentes que levam o filme até um desfecho incrível.
 
Muitas críticas que eu vi de passagem por aí comparam este filme com Prenda-me se for Capaz - como nunca ví o outro (nem pretendo), não tenho os parâmetros dessa comparação, mas se fosse pra fazer a ligação de VIPs com outro filme, diria que é um Os Vigaristas com tempero de Uma Mente Brilhante.
 
Peça de valor inestimável para o cinema brasileiro. Já definí qual filme assistir no dia do "Projeta Brasil"...
 

Assista ao trailer:


 

Leia outros reviews:

Esquadrão Classe A
Desconhecido
Uma Manhã Gloriosa
Sem Limites
Senna

Nenhum comentário: