24/04/2011

Review: Bróder


 
Diretor: Jeferson De
Elenco: Caio Blat, Jonathan Haagensen, Silvio Guindane
Ano: 2011
Visto em: 22/04/2011
Review contém spoilers? Sim
 
Enquanto na TV vemos um Caio Blat emo choramingando pelos cantos, nos cinemas há um Caio Blat "mano" das favelas periféricas de São Paulo. Será um ator versátil?
 
Enquanto filmes como Cidade de Deus e Tropa de Elite exploram todas as consequências da violência que acontece nas favelas, Bróder explora a psique das figuras que alí vivem. Será que um filme de favela sem violência dá certo?
 

 
É o aniversário de 23 anos de Macu, um jovem que vive na favela do Capão Redondo e, entre uma visita na casa de seus pais, se vê envolvido na realização de um sequestro bolado pelos criminosos da área. Para o aniversário, a família de Macu convidou seus melhores amigos que há muito não o viam - Jaiminho, influente jogador de futebol que saiu das favelas para jogar no exterior; e Pibe, um pai de família que foi morar no centro de São Paulo mas vive na pindaíba.
 
Em meio à reunião entre os três amigos, Macu fica sabendo que o plano do sequestro "deu errado" e os criminosos agora visam Jaiminho. É então que Macu se vê dividido entre respeitar a amizade de toda uma vida ou assegurar a sua própria vida frente às ameaças dos bandidos.
 

 
Eu gostei, mas teve gente que saiu do cinema achando Bróder chato demais... pessoas que talvez estejam (mal) acostumadas com Tropa de Elite - enquanto naquele filme temos uma mega-operação da polícia contra o crime, aqui em Bróder temos os conflitos mundanos de jovens e suas famílias, que são afetados direta e diáriamente pelo crime.
 
O filme tem uma qualidade técnica muito boa. Começa num plano-sequência enorme e termina em outro plano-sequência (que, na minha opinião, é a coisa mais difícil de se fazer no cinema). Fotografia, trilha-sonora, tudo "tá colano" certinho no filme, porém, o roteiro não tem pretensão nenhuma, ele é apenas isso: A história de Macu e seus amigos.
 
Ah, e apesar de já ter ganhado prêmio pelo Bróder, achei que o Caio Blat forçou demais no "manoguês" XD
 

Assista ao trailer:


 

Leia outros reviews:

VIPs
Esquadrão Classe A
Desconhecido
Uma Manhã Gloriosa
Senna

Nenhum comentário: