18/04/2011

KOF XIII: explicação do porque a versão console ainda não saiu; lançamento até final de 2011?

HOUOU KYAKU

Texto postado no Orochinagi que eu retirei a tradução da SNK-Neofighters.

KOF 12 foi um projeto extremamente ambicioso da SNKP, onde eles decidiram usar 2D e oferecer uma experiência rica e interessante em jogos de luta, ao mesmo tempo permanecendo no tradicional 2D com uma qualidade de pixel art nunca vista antes. E isso é um projeto muito arriscado devido ao custo de desenvolver um jogo com animação frame por frame, pixel por pixel. É muito mais caro que desenvolver um jogo 3D, onde você cria modelos e adiciona texturas. O desafio era simples: manter KOF em 2D mas atrair um novo público e uma nova fase que levaria ao “re-birth” de King of Fighters.

Hoje a SNKPlaymore tem uma estratégia simples. Seu objetivo não é substituir SFIV ou outros grandes títulos. Eles tem seu próprio nicho demercado, e dentro desse nicho, seu próprio nicho de fãs. Eles querem focar nesses jogadores de fighting; focalizar no hardcore. No Japão, quando você fala às pessoas que joga KOF, você praticamente pode também falar que é mentalmente perturbado. SNKP quer manter esse tipo de nicho de fãs ao mesmo tempo em que atrai mais da corrente principal sem tentar destronar SFIV porque eles sabem que KOF simplesmente não tem esse apelo à audiência em massa.

O problema era que se a Capcom lançasse uma nova versão de SFIV enquanto o XIII fosse lançado para os consoles, SNK estaria dando cabeçada na parede – SF não daria chance para KOF – Capcom é um monstro em marketing. Não há um único fighting game que pode rivalizar SFIV em termos de vendas. É simplesmente impossível. Todos podem tomar vantagem das vendas de SFIV para a cena de fighting games em geral mas não se pode competir contra. Então o plano da SNKP era garantir que o lançamento de KOF XIII não coincidiria com nenhum outro lançamento de um fighting game. Por causa disso, SNKP não disse nada antes da Capcom anunciar SFIVAE – o que eles fizeram já, então agora é seguro para a SNKP anunciar o XIII. Acredito que será lançado antes do fim de 2011, qualquer momento depois do verão (Nota: inverno para nós). Acredito que irá conter extras que não estão presentes no arcade e não haverá nenhuma mudança para balanceamento. Acredito que haverá conteúdo exclusivo como personagens, stages, música, coisas assim.

E também há notícias muito boas em relação ao netplay. Para aqueles que já jogaram no arcade, eles sabem que há uma opção ‘reduce lag’. Já ouvi que isto estará presente na versão console . O feedback dos testers é que a opção de "lag input" é melhor que a de SFIV. SNKP entende que o sucesso do jogo pode muito bem depender do netcode. Então sim, KOF XIII está chegando e notícias oficiais chegarão muito, muito em breve, agora que a ameaça de uma interferência de SFIV passou. A essa altura, nada pode entrar no caminho, então continuem checando os sites usuais e vocês terão a informação.

Por fim, eu joguei KOF 13 nos Arcades de Paris e parece que o jogo é o mais jogado por lá. Por quê? Porque é mágico. É difícil definir com palavras mas os jogadores de SFIV estão com ciúmes quando eles nos vêem jogando KOF XIII."

4 comentários:

Leonardo Chou disse...

"PORQUE É MÁGICO" BAHHH CORREU UMA LÁGRIMA AQUI

Steel Wolf disse...

Cara! você disse que a ameaça de uma versão de SF IV passou?
Esqueceu que a Capcom faz versões dos seus Fighting Games como troca de cueca?
Disse que a netcode vai vir melhorada, mas a SNKP não tem nem o contrato com uma firma para lançar em console. Ainda está em negociação.
Disse que nada bate os fighting games da Capcom, mas o Ranking da Arcadia tinha KOF 2002 UM e KOF XIII à frente do SF IV...

Simplesmente não entendo sua linha de raciocínio. '-'

Chester disse...

Steel Wolf, que parte do "texto traduzido do site X" tu não entendeu amigo? Não é opnião do Eiji isso, logo não critique o cara brother, até pq pelo menos eu e o Eiji somos toda vida os fighting games da SNK que os da Crapcom.

Saikyo disse...

Um teaserzinho não faria mal já que tá "aberto" o caminho pra um anuncio para consoles.