08/05/2011

Review: A Garota da Capa Vermelha


 
Nome Original: Red Riding Hood
Diretor: Catherine Hardwicke
Elenco: Amanda Seyfried, Shiloh Fernandez, Max Irons
Ano: 2011
Visto em: 07/05/2011
Review contém spoilers? Sim
 
Vendido como "Um filme da mesma diretora de Crepúsculo", queria eu ter meios de dizer que este aqui é diferente... mas não é.
 
Está tudo lá - aqueles planos aéreos infinitos, cenas de romance e quase-sexo sem química alguma, brigas entre dois caras (um pior que o outro) pelo amor da mocinha, até mesmo a maldição estilo "Foi mordido? Fudeu!" marca presença... mas pelo menos Garota tem mais ação e suspense! XD
 

 
Valerie vive num vilarejo afastado, cercado de florestas por onde ela viveu sua infância se aventurando. Quando crescida, ela se vê dividida entre Peter, amigo de infância por quem acaba desenvolvendo um amor bobinho de adolescente, e Henry, filho de família nobre para quem os pais de Valerie a prometeram. Porém, o vilarejo onde mora sempre sofreu ataques de um ser que os veteranos acreditam ser um lobisomem, e a caçada pela cabeça do lobo acaba virando meio que um pretexto para os dois jovens duelarem pelo amor de Valerie, ambos prometendo salvá-la dessa vida de ameaça constante.
 
O filme está cheio de pequenas coisas que lembram a história original da Chapeuzinho Vermelho: A vovó que mora num casebre longe do vilarejo, lá no meio da floresta, sendo ela quem presenteia Valerie com a titular capa vermelha; a famigerada cena do "Que olhos grandes você tem, vovó..." causa risos incontroláveis; há até mesmo uma pequena referência ao lobo de outra história - Os Três Porquinhos.
A trama consegue te deixar apreensivo até os últimos momentos para saber quem realmente seria o "lobo mau", sendo a revelação desse mistério uma das coisas que mais faz valer o filme.
 

 
Enfim, embora vários outros personagens brilhem durante a história, a trama girando em torno dos três jovens faz com que seja impossível evitar comparações com Crepúsculo, porém, mesmo sendo baseado em um conto para crianças, Garota consegue ser mais crível que o supracitado.
A propósito, vale a pena citar a animação Deu a Louca na Chapeuzinho, que apesar do clima 300% menos sombrio, também inspira mistérios ao redor do conto da protagonista.
 
Apesar dos minutos finais serem broxantes, a qualidade técnica do filme é boa, com méritos às caracterizações que estão todas impecáveis.
Cenários sombrios, lenda sobre lobisomens, padre que luta com espada benta, templários que lutam com chicotes - sempre aparece algo no filme que me remete a Castlevania. Além disso, toda vez que o Henry aparecia, eu não conseguia parar de lembrar do Wakaouji do Tokimeki Memorial Girl's Side 2 XD
Ou seja, indiretamente, o filme acabou sendo uma experiência agradável, o que compensou o roteiro mal planejado, porém, a sua quilometragem pode variar.
 
Sim, no final chatérrimo ela fica mesmo com o mais feínho. Só vale assistir se você adorar coisas de época ou filmes de suspense - eu só ví porque estava na sessão promocional.
 

Assista ao trailer:


 

Leia outros reviews:

Thor
VIPs
Bróder
Esquadrão Classe A
Desconhecido

Nenhum comentário: