15/05/2011

Review: Don Juan DeMarco


 
Nome Original: Don Juan DeMarco
Diretor: Jeremy Leven
Elenco: Johnny Depp, Marlon Brando, Faye Dunaway
Ano: 1994
Visto em: 15/05/2011
Review contém spoilers? Não
 
Há duas coisas com as quais cinéfilos precisam tomar extremo cuidado, são elas: filmes antigos de atores que você aprecia e filmes recomendados por terceiros.
 
Não que filmes antigos sejam experiências ruins - eu gosto de vários filmes antiquérrimos, como A Canção do Sul que é de 1946 - mas há alguns filmes que são simplórios demais ou que não se preocupam em manter um roteiro consistente, e é exatamente com isso que DeMarco sofre.
 

 
Jack Mickler (Brando) é um psiquiatra que está prestes a se aposentar, porém, certa noite ele atende um chamado um tanto quanto inusitado: Há um cara vestido de Zorro no topo de um outdoor a fim de se suicidar. Após descobrir que tal sujeito afirma ser Don Juan DeMarco - lendário conquistador da Espanha - Jack só consegue fazer com que o jovem desista de se matar sob a condição de assumir a identidade de Don Octavio DeFlores e "entrar no jogo" do suposto conquistador.
 
Agora internado na clínica de psiquiatria, Don Juan (Depp) aos poucos conquista os funcionários com suas histórias mirabolantes, mas em especial mudando a vida de Jack, que procura desvendar o verdadeiro passado do jovem e qual seria sua motivação para se passar por Don Juan.
 

 
Apesar dessa proposta ser até interessante, o filme não sabe se quer ser um drama sobre a vida ou um pornô com roteiro supra-elaborado. Entre as idas aos contos de Don Juan e as lidas diárias da clínica de psiquiatria, achei que o filme dá muitas voltas pra pouco efeito, levando a um final totalmente previsível.
 
Vale a pena pela mensagem que Depp consegue passar durante o filme, mas é difícil ver alguma outra valia que não seja o fanservice gratuito - definitivamente há outros filmes de romance melhores que esse, tanto da mesma época quanto mais atuais.
 

Assista ao trailer:


 

Leia outros reviews:

Thor
VIPs
A Garota da Capa Vermelha
Bróder
Federal

Nenhum comentário: