01/05/2011

Sony realiza entrevista coletiva a respeito de invasão hacker; novo firmware e 1 mês de acesso Plus a todos


A Sony Computer Entertainment realizou há pouco no Japão uma entrevista coletiva para a imprensa a respeito da invasão de hackers à PlayStation Network, e deu explicações de quais procedimentos a empresa tomará a partir de agora.

Estavam presentes na conferência Kazuo Hirai, presidente da Sony Computer Entertainment, Shinji Hasejima, vice-presidente da Sony Corporation, e Shiro Kambe, vice-presidente sênior da Sony Corporation. Nela, foi revelado que diversos serviços da rede retornarão ainda esta semana. Segue a lista abaixo:

  • Restauração dos modos online e de autenticação de jogos de PlayStation 3 e PSP;
  • Restauração do serviço Music Unlimited by Qriocity para PlayStation 3 e PSP;
  • Restauração do acesso às configurações de conta e alteração de senha;
  • Restauração do acesso a filmes alugados para PlayStation3, PSP e MediaGo;
  • Restauração da PlayStation Home;
  • Restauração da lista de amigos;
  • Restauração das funções de chat.

Segundo a Sony, a PlayStation Store retornará "ainda este mês".


Como medidas para aumentar a segurança da PlayStation Network, a Sony fez uma reestruturação no sistema, e planeja movê-lo para outra instalação longe da atual em San Diego, nos EUA. Além disso, um novo firmware que obrigará os usuários a alterarem suas senhas será disponibilizado obrigatoriamente ainda esta semana. A alteração de senha só poderá ser concretizada no sistema (PlayStation 3 ou PSP) em que devida conta foi criada, ou por meio de autenticação por email.

Por fim, a Sony anunciou o programa "Welcome Back" (o inglês para "bem-vindos de volta"), pelo qual a empresa disponibilizará conteúdos gratuitos por download a serem anunciados individualmente para cada região. Além disso, todos os usuários da rede receberão 30 dias grátis de acesso ilimitado ao serviço PlayStation Plus (com atuais usuários pagantes recebendo 30 dias a mais em suas assinaturas), e assinantes do Music Unlimited by Qriocity também ganharão um mês adicional de serviço gratuito. A empresa ainda não confirmou se haverá alguma compensação para assinantes dos jogos da Sony Online Entertainment Free Realms e DC Universe Online.

Em uma rodada de perguntas e respostas, os executivos confirmaram que as senhas das contas da PlayStation Network de seus usuários não eram protegidas por qualquer tipo de encriptação em seus servidores, mas se recusaram a dar explicações sobre o assunto.

Questionado por um repórter, Kazuo Hirai admitiu que a falha de segurança utilizada pelos hackers era conhecida, mas nunca tinha sido corrigida. Em comentário, o executivo afirmou, simpatizando com os consumidores: "Se eu fosse um usuário da PlayStation Network, eu teria sido o primeiro a cancelar minha conta."

Fonte

Um comentário:

Anônimo disse...

Cade as atualizações?