16/12/2010

Square Enix irá faturar 90% a menos do esperado este ano.


Com todos os Final Fantasy já lançados e prestes a serem lançados, mais Kingdom Hearts, Dissidia e variantes, você pensaria que a Square Enix está, no mínimo, com as contas em dia. Mas não é o caso.

Segundo informe oficial, a grande casa de RPGs orientais cortou sua projeção de lucro para o restante desse ano fiscal (que termina em março de 2011) em aproximadamente 90%. Isso quer dizer que ela só deve ganhar um décimo do que planejou para 2011 – uma redução de 12 bilhões de ienes (R$244 milhões) para apenas um bilhão (R$20 milhões).


Representantes da Square Enix disseram que, entre diversos fatores que levaram a essa redução brusca estão o adiamento de Deus Ex: Human Revolution e os sérios problemas de Final Fantasy XIV, que falhou em “alcançar o nível de satisfação” ao qual os fãs da série estão acostumados. O próprio presidente da Square Enix Yoichi Wada se viu forçado a vir a público pedir desculpas pelo mau desempenho do MMORPG, prometendo mudanças drásticas.

Esse “pacote de medidas” trouxe um novo diretor para o jogo e o adiamento da versão PlayStation 3 por tempo indeterminado.

A Square Enix ainda tem, porém, algumas cartas na manga. Além de Dissidia 012, que chega no começo de 2011 e deve repetir o sucesso de vendas do original, a empresa tem na agulha dois Final Fantasy (Versus XIII, exclusivo para o PS3, e Agito XIII, para o PSP), e o esperado Kingdom Hearts 3. Isso sem contar o “reboot” de Tomb Raider e o próprio Deus Ex. Pode ser que nem tudo esteja perdido, mas 2010 deve acabar como um ano especialmente tenso na história da empresa.

Entre os principais jogos lançados pela empresa em 2010 estão Final Fantasy XIII, a versão para PC de Final Fantasy XIV, Front Mission: Evolved e Kingdom Hearts: Birth by Sleep.

Fonte: Kotaku

Nenhum comentário: