13/12/2010

A Live é melhor que a PSN?


Post retirado do site: http://www.gamegen.com.br/gamegen/coluna-emerson-lendas-urbanas-mundo-dos-games/
Não tenho nenhum crédito sobre o post, apenas achei interessante postar aqui no blog. Também não sou nenhum usuário que participa dessa briga MS vs. Sony. Vamos ao post.

Lendas Urbanas no mundo dos games

Qualquer ramo da sociedade é infestado de “achismos” e isso é fato, mas dá pra ignorar. O problema é que a desinformação – tal como o Universo – está em crescente expansão e assim como em um jogo de RPG ela, também, sobe de level, passando à categoria de lenda. Quando o assunto é games, a coisa não é diferente, as lendas estão por toda parte.

A Live é melhor que a PSN

Na teoria: SIM.
Na prática: NÃO.

Como eu sou um engraçadinho de plantão, começarei com a mais polêmica, mas antes um introdução.

1. somos um site de playstation;
2. sou dono de um ps3 e de um psp;
3. considero o ps3 um console com espicificações técnicas superiores ao 360;
4. não gosto da microsfoft desde os tempos do Windows 3.1;
5. sou casado;
6. meu apartamento é pequeno.
7. meu tempo de jogatina é limitado.

Após bater todos os itens acima em um liquidifacdor, resolvi não comprar um segundo console (xbox 360).

Continuando.

Pra início de conversa PSN vs Live é diferente de PS Store vs XBLA. PSN e Live são infra-estruturas de rede para jogatina, chat e comunicação em geral; enquanto PS Store e XBLA são lojas virtuais onde deixamos o nosso dinheiro suado para os engravatados da Sony, Microsoft e afiliados.

Recentemente tive contato com um Xbox 360 de um conhecido e interagi por alguns minutos; um belo console diga-se passagem. Pedi para ele me mostrar os “incríveis” recursos da Live e da XBLA que dizem transformar a PSN e sua PS Store no cocô-do-cavalo-do-bandido-que-assaltou-o-banco.

Engraçado… Não sei porque, mas assim que ele terminou a demonstração eu me lembrei de uma cena do Tommy Lee Jones em “Onde os Fracos nâo Têm Vez”.


OK, eles têm o cross-gamechat…. mas nós temos uma rede gratuita.

— Mas o cross chat é muito bom!

E a PSN é gratuita.

— Com o cross chat eu converso com até 3 amigos simultâneamente, idependente dos jogos.

Já falei que a PSN é gratuita?

— Mas eu gosto do cross chat?

E eu gosto da PSN gratuita.

De um lado temos coisas boas e do outro também, a questão é saber com qual você se identifica mais. Eu, sinceramente, entre uma rede paga com cross chat e outra gratuita sem cross-chat, fico com a gratuita sem pensar duas vezes. Cross chat é bom? Muito, mas dá pra viver sem ele fácil, fácil…

PS3 tem pouca memória

Na teoria: SIM.
Na prática: NÃO.


Tem gente que vive batendo nessa tecla afirmando qua a arquitetura do PS3 é uma porcaria e blá blá blá. O pessoal fica grilado porque o Xbox 360 possui 512Mb de memória GDDR3 a 700Mhz compartilháveis entre CPU e GPU; já o PS3 possui 256MB para a SPU (o Cell não é uma CPU, é muito mais que isso) e 256 para a GPU.

E como sempre, a tchurma atira, sem se informar… Os 256MB da GPU são do mesmo tipo da usada no X360 – GDDR3 700Mhz –; mas os outros 256 são do tipo XDR DRAM e rodam no mesmo clock do Cell, 3.2Ghz. E pra quem não sabe, a RSX (a GPU do PS3) consegue acessar 224MB dessa memória XDR, 32MB continuam reservadas ao XMB – é sabido que existem PS3 com apenas 24MB reservadas, mas são exclusivos de desenvolvedores.

Resumo da missa: Metal Gear Solid 4, Killzone 2 e 3, Uncharted 1 e 2, inFamous 1 e 2, Demon’s Souls, Gran Turismo 5, …

Se os jogos acima foram feitos com “pouca” memória, a Microsoft deveria agradecer aos céus por esse “erro de projeto” da Sony. :S

Ainda confuso? Eu monto um especial só sobre esse tema, mais pra frente. Ainda tem mais para ser dito.

Cabo HDMI bom é cabo caro

Na teoria:
SIM.
Na prática: DEPENDE.

Isso vale uma coluna à parte. É óbvio que um cabo da Monster é mais bem acabado que um Matsubara da vida, mas como em 95% dos casos a distância entre sua TV e seu PS3/BD player não chega a 2m, o cabo genérico de “trinta-reáu” vai funcionar igualzinho ao ultra-mega-fucking-style cabo monster de 100 doletas. Os cabos top de linha fazem muita diferença quando você precisa de uma distância maior que a convencional, pois os genéricos não aguentam o tranco de transmitir a alta definição, principalmente, se a fonte for em 1080p; aí meu chapa, nem com reza braba.

— O cabo genérico pode nem funcionar?

Se for muito do vagabundo, sim, mas como eu disse anteriormente, a maioria vai funcionar e você nem vai notar a diferença.

— E por que a diferença de preço tão grande?

Porque diferente dos genéricos, o cabo Monster (e ouras marcas de qualidade) têm garantia de funcionamento. A Monster garante que ele transmite qualquer informação que trafegue por ele e se ele não transmitir, ela te dá outro…

Prometo que numa coluna futura falarei apenas sobre HDMI, Full-HD e sua relação com os games. Existem outras lendas urbanas ao redor desses temas. ;)

A PlayStation Home é um fracasso

Na teoria: NÃO.
Na prática: NÃO.

Me desculpe, mas se você pensa assim é porque se identifica muito com a mensagem que abre a coluna de hoje. Não gostar da Home e achá-la um lixo é uma coisa; agora, dizer que todo mundo compartilha dessa opinião é muita falta de argumento.

Eu, Emerson, assim como muitos leitores do Game Generation acho a Home um lixo. Aquilo é coisa de quem não tem o que fazer – estranho, pois quem tem um PS3, SEMPRE tem o que fazer. Mas, então. A Home é ruim, isso é uma coisa, mas ela também é um sucesso; pode não ser pra mim ou pra você, mas para milhões de japoneses, europeus e norte-americanos, ela é sim um sucesso.

— Mas a Home é uma idiotice! A gente cria um avatar tosco e fica fazendo um monte de macaquice de um lado pro outro.

Exato! E isso não é um sucesso?

PSP também é um fracasso

Na teoria: NÃO.
Na prática: NÃO.

Essa me dá vontade de rir. Eu nem vou dar muita corda pra esse assunto porque o DMC já escreveu e comentou a respeito. O que era pra ser dito já foi dito e se você não enxerga isso, paciência.

Só tenho uma única coisa a complementar em cima do que o DMC já disse: para afirmar se um produto é bom ou ruim é preciso testá-lo e acima de tudo identificar-se com o meio no qual ele está inserido, em bom português, se você não gosta de video-game portátil, não vem criticar quem gosta. POMBAS!

Nenhum comentário: