16/11/2011

Review: O Preço do Amanhã


 
Nome Original: In Time
Diretor: Andrew Niccol
Elenco: Justin Timberlake, Amanda Seyfried, Cillian Murphy
Ano: 2011
Visto em: 15/11/2011
Review contém spoilers? Não
 
O expectador desatento, quando se depara com um trailer de O Preço do Amanhã, pode até achar que é mais um filme que fala sobre "tempo"... mas essa afirmação é equivocada. O assunto principal deste filme é "vida eterna".
 
Outra coisa que engana no trailer é o fato de Cillian Murphy parecer interpretar, mais uma vez, um vilão. Outra vez uma afirmação equivocada, pois se trata de... hm, tipo um antagonista, mas definitivamente não é um vilão. O que é algo muito bom, pois indica que aquele olhar marcante não serve só pra fazer vilão~
 
Mas apesar de o trailer fazer o filme ser um tanto atraente, pra alguns o conceito pode parecer batido. Será?
 

 
Num futuro muito, muito distante, todas as pessoas nascem com um contador digital constantemente visível em seu braço esquerdo: Esse contador marca precisamente os anos, meses, dias, horas, minutos e segundos que a pessoa tem antes de parar de "funcionar" - apesar de todos nascerem com o "relógio" marcado com 1 ano, ele só se move na hora que a pessoa completa 25 anos, que também é a idade em que todos param de envelhecer, porém, inicia-se a contagem regressiva que, caso zere, a pessoa desmaia, decretando sua morte natural instantaneamente.
 
Will Salas (Justin Timberlake) é um jovem de 28 anos que trabalha numa linha de produção. Ele recebe seu "pagamento" de 24 horas adicionais todos os dias, e é exatamente assim que vive a maioria das pessoas na periferia - um dia de cada vez.
Só que Will acaba encontrando um cara que incrivelmente já viveu por mais de 100 anos, e ainda carrega outros 100 no braço. Esse homem misterioso, após Will salvá-lo de um atentado, transfere quase todo o seu tempo para Will, então morrendo na manhã seguinte.
 
De posse de "todo o tempo do mundo", Will parte numa jornada para descobrir mais sobre esse sistema e tentar libertar os pobres do "corre corre" de todos os dias - uma atitude que passa a incomodar não só a alta sociedade daquele mundo, mas também a polícia, que suspeita da forma como um suburbano teria adquirido 100 anos assim tão fácil.
 

 
Apesar de mostrar a sociedade crua e brutal como ela realmente é, apenas mudando a moeda do dinheiro para o tempo, o filme todo é muito bonito - as cenas de ação são bem filmadas, as "mortes" bem coreografadas, a trilha sonora e a fotografia seguindo o padrão para filmes de ação... mas tem um defeito, aliás, dois - os protagonistas.
 
Justin Timberlake deveria ter ficado no ramo musical e de lá nunca ter saído - a atuação do "Mr. Sexyback" é péssima e não convence nos momentos mais cruciais do filme (o choro dele é horrível, parece que tá rindo).
Já Amanda Seyfried, a antes "Garota da Capa Vermelha", aqui se encontra ainda amadurecendo como atriz, mas no caso dela eu tenho alguma dúvida por causa do papel que ela interpreta neste filme - por vezes chega a ser um porre, mas é uma personagem fundamental para a trama.
Ainda bem que existem os colírios! Cillian Murphy salva o filme de ser um desastre no quesito elenco, interpretando o policial no encalço do protagonista - personagem esse que parece ter feito curso intensivo com o Capitão Nascimento, pois é implacável e incorruptível como o próprio =D
 
Ainda que a dupla principal não seja muito boa, isso não impede o filme de garantir um bom e velho pipocão pra quem curte ação, e também providencia ótima diversão pra quem curte ler as entrelinhas.
Recomendo, sem medo de perder seu tempo ao assistir =D
 

Assista ao trailer:


 

Leia outros reviews:

Gigantes de Aço
Cowboy Bebop - O Filme
O Palhaço
O Homem do Futuro
Police Story 3 (Supercop)

Nenhum comentário: