29/11/2011

Uta no Prince-sama Music : Primeiras impressões


 
Quarta-feira, dia 23 de Novembro de 2011, uma da tarde pelo horário de Brasília aqui no Brasil, meia noite começando a quinta-feira, dia 24, lá no Japão - nada menos que a data de lançamento de Uta no Prince-sama Music. Nessa hora eu já começava a minha procura desesperada pela Iso dessa droga mais poderosa que crack...
 
Daí já às 23:20 do dia 25 por aqui, finalmente encontrei a Iso. Alegria, download corre sem problema algum, coloquei na memória e joguei por uma hora e meia. O veredito imediato você pode ler a seguir...
 

 
Na abertura do jogo, só os personagens em formato SD e um trecho bem pequeno de "Welcome to Uta☆Pri World".
Ao iniciar, surge um tutorial contendo uma música nova - também há as músicas de tutorial dos jogos anteriores, no modo Pro, as quais indiscutívelmente são as mais difíceis entre todas de UtaPri...
Já nos menus do jogo, várias artes diferentes das apresentadas nas versões visual novel de UtaPri, portanto eu saio tirando screenshot como se o Memory Stick não tivesse fim.
 
Explorando os menus, percebo que este jogo de música é muito mais durável que as visual novels, pois ele oferece diversas estatísticas e coisas a serem destravadas, ao contrário dos jogo anteriores que tinha apenas as histórias e CGs a oferecer, sendo as músicas meramente um minigame extra.
 

 
Okei, hora de colocar os dedos pra funcionar. Na tracklist inicial, apenas 7 músicas, um tema de cada personagem (sendo que existem outros dois temas individuais, fora as músicas temáticas dos jogos)... me senti meio desapontada, pois a abertura havia me deixado com vontade de jogar a "Welcome to Uta☆Pri World", que é uma das músicas de gameplay inédito, mas pelo menos cada música já vem com os sete níveis de dificuldade destravados (nos outros jogos, cada nível era destravado individualmente dependendo da rota de seu personagem), então acabo indo de "Believe☆My Voice", "Sazan Cross Waltz", assim sucessivamente até completar cada uma no Hard 1.
 
Cada música que se completa tirando rank A ou S, preenche-se um "coração". Após completar três corações, você destrava uma cutscene do personagem daquela música, e cada personagem possui 9 cutscenes (nisso já se percebe pra onde vai a profundidade da coisa...).
 

 
Então voltando a falar do conteúdo destravável, nota-se que há dois personagens ocultos entre as opções nos menus - logo ao completar os Easy 1, 2 e 3 de "Sazan Cross Waltz", o jogo me informa de uma caralhada de coisas novas... uma delas bem broxante, que é perceber que o "Satsuki", a personalidade má de Natsuki, é um dos "secretos" do jogo... a partir daí já é premeditado que o outro secreto seja o Hayato, o que é realmente uma pena, pois eu esperava ter a dobradinha Ringo e Ryuya como personagens secretos, ou até mesmo as duas versões do Shining Saotome.
 
Falando em coisas não tão boas do jogo, percebe-se que apesar da qualidade do som ter melhorado, o instrumental está mais alto que o vocal, sendo que em músicas como "Trust☆My Dream", que é cheia de botões sequenciais, o vocal quase desaparece em meio ao som da guitarra. Pra quem media o tempo das notas não só na melodia como também na letra da música (tipo eu...), isso torna o jogo um pouco mais difícil, mas não impossível.
 

 
Depois de ganhar alguns pontos completando músicas - extras!
Na opção Customize dá pra trocar as roupas dos personagens, fundo da tela, fundo da "partitura" e o tipo de efeito que aparece ao tocar as notas.
Estes recursos podem parecer meramente cosméticos, mas ajudam bastante aos olhos - a cor da partitura eu tenho deixado no amarelo, pois como não tem botões nessa cor, ela ajuda a distinguir melhor as notas em músicas rápidas, enquanto que um fundo de tela mais escuro também melhora a distinção da altura das notas na partitura.
 
No departamento de fanservice, cada um dos 6 personagens principais possuem várias roupas (incluindo a versão de banho), mas Cecil e o secreto Satsuki têm um número reduzido, o que me leva a crer que não existem roupas novas, originais do Music... Broccoli seguindo o mesmo caminho da Capcom e Konami em relação ao reuso ¬___¬
 

 
Apesar de algumas bolas fora, é bom ver que decidiram levar Uta no Prince-sama a sério como um jogo de música.
Aguardo anciosa para saber como são as notas das músicas novas, como "Nanairo no Compass", provavelmente bastante confortável de jogar, ou "Go! Go! Jet Coaster" que deve ter muitas mudanças de tempo pra trollar o jogador XD

Nenhum comentário: