14/11/2011

Review: O Palhaço


 
Diretor: Selton Mello
Elenco: Selton Mello, Paulo José, Moacyr Franco
Ano: 2011
Visto em: 29/10/2011
Review contém spoilers? Sim
 
Feriadão prolongado, alegria no ar - nada melhor que aproveitar para ir ao cinema e ver O Palhaço!
 
Não, definitivamente não estou fazendo jabá do filme, e se engana quem acha que este é um filme de comédia, porque não é.
Senhoras e senhores, O Palhaço não só é um drama, como também faz parte do "cinema arte", o que definitivamente foi uma ótima surpresa pra mim, que pelos trailers esperava uma comediazinha sem vergonha, mas ao final do filme me faltava palavras para dizer algo sobre a experiência que acabara de passar.
 
O review, que tardou mas não falhou, você confere agora:
 

 
"Pangaré" é o nome artístico de Benjamim (Selton Mello), palhaço que contracena com "Puro Sangue" (Paulo José) no Circo Esperança - um grupo tradicional que abriga diversos profissionais há anos. Porém, Benjamim começa a se cansar da vida circense: sempre na pindaíba, vez ou outra sendo enganados pelas pessoas, e até não conseguem ser levados a sério por discriminação de sua profissão.
 
Benjamim então decide - como um decadente "palhaço triste" - se separar do circo para perseguir seu maior sonho: Adquirir um ventilador.
Uma vez mesmerizado pelo girar das hélices, Benjamim nunca mais conseguiu se esquecer do ventilador, partindo então numa jornada em busca desse item mágico que proporciona frescor instantâneo.
 
Enquanto isso, no Circo Esperança, a saída de Benjamim se torna o estopim para algumas mudanças no elenco, porém, é certo que todos sentem muita saudade de "Pangaré".
 

 
A busca doentia de Benjamim pelo ventilador proporciona alguns dos melhores momentos do filme, onde sonho e realidade se misturam (afinal, se o ventilador está em cima de uma caminhonete, funcionando... aonde está a tomada?).
 
Mas definitivamente o mérito está com os brilhantes coadjuvantes: Moacyr Franco, Jorge Loredo, Tonico Pereira, Ferrugem... há tantos bons nomes no filme que é difícil citar um só, porém, todos brilham de igual para igual, ajudando a fazer de O Palhaço um excelente espetáculo.
 
Mas o que seria do elenco se não fossem os técnicos por trás do show, e nesse quesito o filme também está ótimo: Fotografia e trilha-sonora estão impecáveis, e a história caminha de uma forma que, ao chegar no final, te deixa um sabor de "quero mais".
 
Uma obra prima que deve ser apreciada com moderação, afinal, a natureza artística do filme talvez não agrade ao seu paladar.
 

Assista ao trailer:


 

Leia outros reviews:

Gigantes de Aço
Cowboy Bebop - O Filme
O Homem do Futuro
Police Story 3 (Supercop)
VIPs

Nenhum comentário: