07/11/2011

Review: Gosick


 
Nome Original: ゴシック
Produção: Bones
Elenco: Aoi Yuki, Takuya Eguchi, Hidenobu Kiuchi, ...
Ano: 2011
Visto: 24 episódios (inteiro)
Episódio favorito: 11
Review contém spoilers? Sim
 
Gosick foi baseado numa série de livros escritos desde 2003 por Kazuki Sakuraba com ilustrações de Hinata Takeda - tal série terminou sua publicação agora no final de Julho deste ano.
Muito antes do anime, em Abril de 2006, foi lançado um Drama CD com dubladores diferentes do elenco presente no anime.
Já em Dezembro de 2007 iniciou-se a serialização de um mangá, também escrito por Kazuki, mas desenhado por Sakuya Amano, atualmente ainda em publicação na revista Monthly Dragon Age.
O anime, portanto, é a mídia mais recente, exibido de Janeiro até Julho deste ano, animado de forma belíssima pelo estúdio Bones - são poucos os episódios onde se notam desenhos menos caprichados.
 
Antes de estrear, lembro bem que dizia-se que este anime era para ser uma espécie de "Sherlock Holmes de saia rendada"... antes fosse - a única coisa que tem a ver é que temos aqui uma dupla, onde um personagem é inteligente e o outro é um faz-tudo, e eles dois acabam se envolvendo numa série de casos de solução engenhosa, portanto, não se engane achando que há muitas semelhanças.
 
Tirando esta consideração do caminho, agora sim, vamos ao review.
 

 
1924. Num pequenino país fictíceo da Europa chamado de Sauville Saubure existe um colégio entitulado Saint Marguerite Magrid, cujo acervo de livros é tão vasto que sua biblioteca é uma grande torre - no alto desta torre há um jardim, e este é o local preferido de Victorique Victorica, uma bela jovem de longos cabelos loiros, dotada de incrível inteligência, que sempre se veste como uma lolita gótica boneca.
Quando Kujo - um japonês que foi estudar na Europa - se encontra com Victorica, ele logo se apaixona por ela, a ponto de atender a tudo o que ela pede: Geralmente são doces, mas Victorica também gosta que lhe arrumem casos complicados para resolver - coisa que seu irmão, o também loiro e belo Greville Grevil, sempre lhe traz, pois apesar de trabalhar como inspetor de polícia, ele possui péssima dedução, e assim como Kujo, Grevil também não passa de um grande pau mandado.
 
E aí o trio passa por uma série de casos que duram de 1 a 3 episódios.
 
Só que mais ou menos no meio da série somos apresentados aos personagens que dão fundamento à história, tornando o anime menos episódico e bem mais dramático, com maior incidência de cenas fodézimas e diálogos de moral.
O anime se passa num período aproximado de 5 anos, misturando ficção com fatos históricos, culminando numa grande guerra envolvendo diversos países, assim instaurando terror em Saubure.
 

 
Como deu pra reparar, a história tá cheia de nomes extrangeiros cuja pronúncia e romanização é duvidosa, por isso sempre citei mais de um - há discrepâncias na grafia entre o que se vê no anime e os encartes do Drama CD.
 
No aspecto técnico, Gosick é excelente, trazendo boa interpretação, animação e trilha-sonora.
O que me entristeceu foi o fato de que a história fica cada vez melhor até o finalzinho do episódio 22, pra daí Gosick morrer na praia: Nos dois últimos a bola não cai - a bola literalmente despenca, como se fosse derrubada lá do topo da torre de Victorica. O final do anime é extremamente forçado, drogado e abrupto, acabando sem resolver o problema que mais me incomodou durante toda a série: Kujo continua sendo um banana.
 
Até o momento da redação deste review, ainda não lí os livros e nem o mangá - não sei se o final dessas mídias é diferente, mas acho difícil saciar a vontade que eu tinha de alguém matar o Kujo... mas pelo menos eu sei que o topete do Grevil continua causando sensações por onde passa =3
 
Vale a pena assistir? Definitivamente, pois o andar da carruagem é bem proveitoso, porém, esteja preparado para o final troncho e não crie qualquer expectativa - até a própria Victorica acaba ficando com os cabelos brancos com tanta merda acontecendo ao mesmo tempo.
 

Assista ao vídeo promocional:


 

Leia outros reviews de animes:

Saber Marionette R
Cowboy Bebop - O Filme
Casshern Sins
Uta no Prince-sama - Maji Love 1000%
Shiki

Nenhum comentário: