19/11/2011

Teoria da conspiração sobre o compartilhamento de jogos da PSN


Texto retirado do site Gamegen

A aí? Já descobriu o verdadeiro motivo para a Sony, de uma hora pra outra, alterar de cinco para dois, o número de consoles que podem compartilhar um mesmo conteúdo comprado da PlayStation Network? Não? Então leia o que a EA acabou de implementar com Fight Night Champion.

Eu já tinha minhas suspeitas que isso havia sido mais uma pressão externa do que da própria Sony, principalmente pelo fato da EA ter liberado cópias digitais de Fifa 12 e Battlefield 3 na PSN inglesa. Ambos os jogos venderam horrores no formato digital por causa da milagrosa divisão por cinco da PSN. Pagar 30 Reais em uma cópia (legal?) de Battlefield 3 não tem preço. E alguém acha que a EA gostou do compartilhamentos? Obviamente que esse tipo de coisa não acontece de uma pra outra. Já deviam existir conversas entre EA e Sony a muito tempo e elas resolveram fazer um laboratório com Fifa 12 e Battlefield 3 e computar o resultado. Muito provavelmente, os caras levantaram o número de vendas e o número de consoles onde essas vendas foram ativadas, e meus caros… contra números não há argumentos.


Bem, e o que acontece pouco depois da Sony comunicar que futuras compras só poderão ser compartilhadas entre dois consoles?
A nossa querida EA faz mais um laboratório e lança um versão picotada de Fight Night Champion. Com esse fatiamento de jogos ela dá outra porrada na turma que compartilha jogos na PSN. Além dos grupos de cinco terem sido reduzidos a simples “duplas de dois”, a partir de agora, os dois membros da dupla precisarão gostar das mesmas coisas em um jogo. Imaginem Fifa 12 sendo lançado nesse mesmo esquema. Manoel e Joaquim resolvem comprar juntos para economizar um trocado, mas Manoel só joga online e Joaquim prefere o modo carreira. Por que eles iriam comprar juntos e ter a aporrinhação de criar uma nova conta em seus consoles? Não seria mais fácil cada um comprar o modo de jogo que mais gosta na sua própria conta?

Perceberam a tacada de mestre da EA? Ela mata com o compartilhamento e deixa alguns compradores mais felizes, porque vão pagar muito pouco por seus jogos. Eu particularmente achei a ideia sensacional. No caso de Fight Night Champion eu compraria o jogo sem o modo online e pagaria 20 obamas. Preço excelente!

Por outro lado, existem alguns contras. Na minha opinião em jogos esportivos ou shooters com foco em multiplayer esse formato pode funcionar muito bem, pois você pode fracionar os modos de jogo. Agora, em um jogo singleplayer com foco total na história (Batman, inFAMOUS, God of War) a coisa pode complicar. Comprar as fases de um jogo não é uma coisa muito legal e nem um pouco estimulante.

Esse é o grande medo. Em se tratando de Electronic Arts, Activision, Ubisoft, Konami e cia Ltda… Tudo pode acontecer.

E pra fechar, três fatores que não podem ser ignorados:

A Sony nunca disse que cinco indivíduos podem compartilhar uma mesma compra, mas sim, cinco consoles e até onde eu sei: 5 indivíduos ≠ 5 consoles. Triste, mas verdadeiro.
A Sony é a dona da loja (PS Store), que na verdade não passa de uma vitrine para os verdadeiros vendedores (as produtoras de jogos), portanto ela vende qualquer coisa, até a alma ao diabo. Tudo que é vendido na PSN a Sony dá uma mordida sem fazer esforço. O objetivo dela é manter a loja viva e os jogadores de todo o mundo consumindo.
A EA e suas amigas, por sua vez, nunca gostaram da mamata dos compartilhamentos. Afinal o que você preferiria: vender um jogo para cinco pessoas ou vender cinco jogos para cinco pessoas?

Créditos do artigo: Gamegen, outro excelente site de games.

Um comentário:

Saikyo disse...

Eu não veria problema dela limitar compartilhamento SE fizesse mais promoções de jogos e descontos, como também algumas features do Steam como alguns pacotes de 4 jogos repetidos pra distribuir pros amigos a um preço reduzido ou sistema de gifts.

Dizem que WiiU está indeciso entre usar Origin ou Steam. Se usar o ultimo vai ser uma ÓTIMA sacada da nintendo.