22/02/2012

Review Relâmpago: Oscar 2012 (parte 1)


 
Como nessa época saem mais filmes do que as salas de cinema são capazes de exibir, quero adotar um sistema mais ágil para comentar sobre os "Oscaritos"...
 

 

Os Descendentes

Nome Original: The Descendants
Diretor: Alexander Payne
Elenco: George Clooney, Amara Miller, Shailene Woodley
Ano: 2011
Visto em: 28/01/2012
 

 

Indicações

1) Filme
2) Ator (George Clooney)
3) Edição
4) Direção
5) Roteiro adaptado
 

Opinião

Este é o clássico "filme sobre a vida" - aquele tipo de filme onde você acompanha personagens passando por desgraças sucessivas que tem a ver com família ou emprego (ou mesmo ambas conciliadas ao mesmo problema) e termina do mesmo modo como começou: sem expectativa alguma.
Nenhuma das indicações é, de fato, merecida. Clooney continua uma estátua ambulante - até mesmo na cena em que seu personagem precisa chorar, ele o faz, mas sem qualquer mudança de expressão.
Contudo, o filme não é de se desprezar. Eu gostei da trilha-sonora, e a boa atuação das garotas é o que sustenta a história - pena elas não estarem concorrendo.
Evite. Este filme não vale nada, nem mesmo o preço de uma locação... mas talvez você consiga apreciar daqui alguns anos, assistindo de graça na TV.
 

Trailer:


 
 

A Dama de Ferro

Nome Original: The Iron Lady
Diretor: Phyllida Lloyd
Elenco: Meryl Streep, Alexandra Roach, Jim Broadbent
Ano: 2011
Visto em: 19/02/2012
 

 

Indicações

1) Atriz (Meryl Streep)
2) Maquiagem
 

Opinião

Se fosse comparar com o ano passado, diria que este aqui é o Discurso do Rei deste ano (a cena onde "protagonista aprende a discursar" é exatamente igual nos dois filmes), só que Dama de Ferro é "muito mais melhor de bom", porém, está concorrendo em bem menos categorias, o que é uma pena.
Streep está ótima, como sempre, e a maquiagem do filme é perfeita. Mas outros itens que eu apreciei, como trilha-sonora, fotografia, e principalmente roteiro, infelizmente não concorrem. Adorei o modo como a história é contada, totalmente não-linear, misturando diversas idades de Thatcher, assim como VTs reais de protestos, por vezes me remetendo à um documentário, e como tal, é um filme que diz muitas verdades.
Recomendo.
 

Trailer:


 

Leia outros reviews:

Sherlock Holmes 2
Missão Impossível 4
O Preço do Amanhã
Gigantes de Aço
O Palhaço

2 comentários:

L.P. disse...

Só eu que não levo NADA do que Clooney faz a sério?

C' disse...

Lanford a mestra dos reviews