16/02/2012

~Melhores de 2011 - Tiger & Bunny~


"Meu nome não é Bunny! É Barnaby!"



Uma animação da Sunrise, a mesma de Gundam e Code Geass, ela se passa na fictícia cidade de Sternbild, em um mundo aonde existe seres humanos especiais denominados "NEXT" que são dotados de super poderes. Todo ano é feito um programa com "super-heróis" patrocinados chamado "Hero TV", salvando pessoas e prendendo criminosos para ganhar pontos tudo em um formato de Reality Show.

Centrado estão dois heróis: um pai de meia-idade chamado Kotetsu, estando em uma crise por não ver muito sua filha e sua empresa patrocinadora estar mal das pernas visto o prejuizo com as ações exageradas do herói, e um jovem loiro nomeado Barnaby que entra para o ramo de super-heróis com seu próprio nome, para assim pôr em prática a sua busca pelo assasino de seus pais.

As vidas de ambos mudam quando são contratados para formarem uma dupla dinâmica...




"Obrigado e...OBRIGADO!"


Tiger & Bunny tem uma premissa inicial muito interessante e que foi pouco explorada nos quadrinhos norte-americanos: como os supers se mantém no ramo causando tanto estrago? Como se mantém financeiramente sem ter uma vida dupla agitada como Pedro Prado? Citado anteriormente, isso é explorado como os heróis sendo nada mais que pessoas com características especiais sendo filmados para um show de "polícia e ladrão" por uma competição de pontos, há heróis patrocinados pela pepsi, outro pela bandai, citybank...algumas marcas você vai reconhecer, outras são mais voltadas para o público japonês, ainda sim você entende o conceito.

Isso poderia ser apenas uma "firula" de propaganda dentro de um anime que alguns poderiam achar forçado, mas deixa mais "realista" a questão de "o que é ser um herói?". As pessoas ainda podem ser heróicas mesmo estando debaixo de uma armadura contendo uma marca? É considerado um herói mesmo que esteja atrás de pontos para se manter no "sistema"? Tiger & Bunny não tenta ter um foco exclusivamente nisso mas consegue casar esse tipo de idéia tão bem quanto o restante que a série apresenta.


Se você gostava de coca-cola, perdão, vai comprar Pepsi a partir de agora.


O ritmo da história é bem feito, até você curtindo histórias que poderiam ser consideradas "fillers", com a única pequena crítica que a transição da "primeira" para a "segunda" fase do anime ser meio repentina mas isso não tira o brilho geral do anime. Kotetsu e Barnaby são os mais explorados (eles são os personagens títulos claro) e sem parecer irritante como em alguns animes, torcendo para que ambos consigam passar pelos seus próprios problemas, mesmo assim os outros personagens tem seu desenvolvimento como a heróina Karina e seu alter-ego Blue Rose. Alguns personagens tiveram pouquíssimo foco como Fire Emblem, Rock Bison e pessoal de estúdio e laboratório da Apollon, porém ainda há "chance" desses personagens (e ainda mais dos já feitos) terem mais construção de seus personagens e personalidades na segunda temporada.

As animações e traços são bonitos e interessantes, sem apelar para um apelo sensual ou "moe" entre os personagens (apesar de ser presente, sem ser tão obvio), é evidente o "amor" da série pelas fujioshis (escrevi certo?), isso é bastante presente no fandom mas em tiger and bunny não é esse "yaoi fest" como as mais fervorosas mostram. As armaduras em 3D parecem estranhas de inicio (lembra o tokusatsu CyberCop não?) mas vendo o anime você se acostuma e até consegue curtir o design das mesmas, há algumas reutilizações de poses e golpes mas é bem pouco perceptível, e alguns momentos QUALITYS de animação são poucos notados se curtir a história, eu mesmo só fui notar as diferenças quando saiu comparações da versão TV para Blu-ray, com algumas sendo superior a versão TV estranhamente...


"TIGER AND BUNNY, OVER AND OUT!"[/Narrador do Maximum Impact]


Em efeitos sonoros e músicas fazem bem seu papel, toda composição está no seu lugar certo e trazem mais vida e emoção em todas as cenas, que sejam de ação, tristeza ou comédia. O número de episódios é o número certo que o anime devia ter tido mesmo, com poucos episódios sendo "abaixo de ótimo", com pouca coisa sendo negativa como o final meio repentino na série, mas isso pode ser apenas uma opinião minha.

TL;DR - Ótima animação envolvendo super-heróis de uma forma criativa e com bons roteiros e episódios, um gama de personagens diversificados e que mesmo tendo pontas para uma segunda temporada ainda sim se segura bem por si só, além de lutas e armaduras legais, um anime imperdível.

LETS BELIEVE HEROES, e falta apenas mais um anime que consideraria outro melhor de 2011, e quem saiba eu fale de jogos...

See Ya!

Nenhum comentário: