18/01/2012

Review: Zetsuai


 
Nome Original: 絶愛
Produção: Madhouse, Production I.G, Shueisha
Elenco: Sho Hayami, Koyasu Takehito, Kappei Yamaguchi, ...
Ano: 1992, 1996
Visto: 2 episódios (inteiro)
Episódio favorito: 1
Review contém spoilers? Não
 
Há muitas luas atrás, mais do que eu sou capaz de contar... haviam revistas de anime nas bancas, e apesar de trazerem sempre matérias sobre os animes da moda, como Naruto (recentemente) e Cavaleiros (antigamente), também sempre tinham matérias sobre um ou outro anime mais "polêmico", que na época só indo a eventos pra assistir nas salas de clubes que legendavam tais animes.
 
Um desses títulos polêmicos era Zetsuai - qualquer matéria genérica sobre yaoi o mencionava como sendo um dos grandes clássicos do gênero, ainda assim eu nunca havia assistido até hoje, mas confesso que tinha curiosidade, de tanto que ouvia falar sobre o título.
 
Zetsuai teve origem como um mangá iniciado em Janeiro de 1990 na revista Margaret, pela Shueisha. No mesmo ano foi lançado um CD com músicas inspiradas pelo mangá, mas foi só dois anos mais tarde, em Julho de 1992, que o primeiro OVA seria lançado, surpreendentemente com a animação produzida pelo estúdio Madhouse.
Alguns anos depois, em Dezembro de 1996, um segundo OVA foi lançado, desta vez com animação pela equipe do Production I.G, ainda mantendo no cast os mesmos seiyuus do primeiro OVA.
 

 
Koji Nanjo é um cantor popular que possui uma agenda sempre lotada de compromissos, porém, como é comum entre os artistas, ele não é feliz - viveu uma juventude transviada e busca na música um meio de expressar sua infelicidade.
Takuto Izumi é um jogador de futebol de futuro promissor, porém, um jovem de passado conturbado - quando ainda era um menino, sua mãe matou seu pai e se suicidou logo após, tudo na frente dele - depois de ser adotado, Takuto passou a ser uma pessoa agressiva com qualquer um que não fosse da família adotiva.
 
Ainda no passado, certo dia Koji viu Takuto jogando - viu o olhar fulminante de Takuto almejando o gol - e desde então o astro se apaixonou pela determinação do esportista.
Já no tempo presente, Koji passou por uma baita noitada e acabou desmaiando na rua. Coincidentemente Takuto estava fazendo sua caminhada noturna e viu Koji, ficando preocupado com a saúde dele, já que chovia forte. Takuto então o levou para seu apartamento.
 
E qual não foi a surpresa de Koji quando, ao acordar, percebeu que Takuto, mesmo não o conhecendo, se importou com ele e o abrigou? Será que o cantor é capaz de confessar o que sente? Será que o atleta é capaz de aceitar o amor de outra pessoa?
 

 
Hrrm, vejamos, por onde começar...
Zetsuai foi produzido numa época "difícil", onde animes com cenas sugestivas estavam fadados a existirem apenas nesse formato de OVA mesmo, pois como é home-video, não precisa ser sujeito às censuras da TV.
Dito isso, como um anime que se propõe ser do gênero yaoi, ele falha miseravelmente - não há sexo, apenas beijos e abraços, qualquer novela das 9 consegue ser mais explícita que isso - ou seja, Zetsuai não é, de fato, yaoi (um exemplo melhor seria Junjou Romantica).
 
Não que eu não tenha gostado, pois rola uma quantidade absurda de dramalhão e conflitos nos dois OVAs (e eu adoro drama), só que os episódios terminam e você percebe que a trama deu voltas pra chegar em lugar nenhum.
Além do roteiro mal construído, a arte não é bonita (aqueles queixos pontudos podem ferir alguém), a trilha-sonora não é memorável...
 
Procurei meramente por curiosidade, já que o Sho Hayami participou de Fate/Zero e, ao consultar seus trabalhos, ví Zetsuai lá no meio e pensei "É muito bom poder ouvir os gemidos dos seiyuus nesse tipo de material!" - é uma pena que eu acabei me decepcionando nesse quesito, porém, acabei descobrindo que ele sabe cantar muito bem! =D
 

Assista à sequência de encerramento:


 

Leia outros reviews de animes:

Tiger & Bunny
Fate/Stay Night
Saber Marionette R
Cowboy Bebop - O Filme
Casshern Sins

Nenhum comentário: