18/10/2011

Review: Uta no Prince-sama - Maji Love 1000%


 
Nome Original: うたの☆プリンスさまっ♪ マジLOVE1000%
Produção: A-1 Pictures
Elenco: Mamoru Miyano, Kisho Taniyama, Norio Wakamoto, ...
Ano: 2011
Visto: 13 episódios (inteiro)
Episódio favorito: 5
Review contém spoilers? Não
 
Uta no Prince-sama começou ainda no ano passado como uma visual novel para PSP. A partir daí, o mundo continuaria o mesmo não fosse um fator imprescindível para o sucesso deste título: marketing.
 
Sim, "UtaPri", como é conhecida a franquia, teve uma campanha de mestre ao saber dar valor à palavra chave, que é a música. Cada personagem principal tem o seu próprio tema, cantado por eles - os seiyuus mais populares do Japão na atualidade - e nada melhor que vender um single por personagem, ou seja, multiplicando o valor discográfico por 7!
 
E depois que UtaPri decolou, meus amigos, aí ninguém segurou - foram lançados mais três jogos, e outros dois se encontram em produção, um com lançamento ainda este ano e o outro previsto para o começo de 2012, tudo para PSP.
Com a série num único sistema, como angariar mais fãs? É claro, fazendo um anime!
 

 
Haruka Nanami morava no interior e aprendeu a tocar piano com sua avó desde criança. Quando decide entrar para o Saotome Gakuen - colégio onde são formados artistas musicais - Haruka enfrenta os "perigos" da cidade grande para almejar seu grande sonho - se tornar compositora de Hayato, famoso ídolo da música pop, de quem Haruka é uma grande fã.
 
No colégio dos "ídolos", Haruka conhece seis belos e jovens músicos: na classe A, a mesma sala de Haruka, estão Otoya Ittoki (violão), Masato Hijirikawa (piano) e Natsuki Shinomiya (violino); já na classe S (destinada aos caveiras de maior talento) temos Tokiya Ichinose (vocal), Ren Jinguji (saxofone) e Sho Kurusu (violino).
 
Para se formar no Saotome Gakuen, o trabalho de conclusão de curso envolve a realização de uma apresentação musical formada por duplas de compositor e artista, ou seja, até o final do ano Haruka precisa escolher uma pessoa com quem ela gostaria de se apresentar. Aí você pensa "É só ela escolher o cara que ela gostar mais! =D" Engano seu! A regra número um do colégio estabelece que é terminantemente proibido o namoro!
Partindo desse princípio, tudo correria sem problemas, já que Haruka quer compôr pro Hayato, que não tem qualquer vínculo com o colégio... porém, Haruka é uma garota que veio do interior, extremamente sincera e muito prestativa, que acaba interferindo nas vidas daqueles "seis belos e jovens músicos" - são os corações deles que ficam abalados...
 

 
Como se dará o desfecho dessa "novela mexicana", só vendo pra crer. Mas posso adiantar que foram muito engenhosos em desenvolver um final para o anime que não agride as fãs da visual novel original.
Faço uma pequena observação pra quem não conhece o esquema: As visual novels são RPGs onde mais de um final é possível. Sendo assim, é costumeiro numa adaptação, para anime ou outra mídia linear, que se escolha apenas um final - aí se favorecer só um dos personagens, fãs dos outros vão ficar frustrados, mas se fizer um final alternativo há a chance de criar buracos na história, então causando a ira geral.
 
Sendo uma grande amante de música, confesso que UtaPri me pegou de jeito, pois além da OST - tanto do anime quanto dos jogos - ser belíssimamente composta pelo grupo Elements Garden, as visual novels trazem consigo minigames de música semelhantes a outra de minhas paixões: Taiko no Tatsujin. E parece que o sucesso desse minigame foi tão grande que o próximo UtaPri será exclusivamente um jogo de música, sem a parte de RPG (obrigatória para destravar as músicas no game original), ou seja, deleite total para meus dedos e ouvidos =D
 
Agora voltando a falar do anime pra encerrar o review... foi bom, sim, mas senti que o tempo dos 13 episódios foi muito mal aproveitado. É verdade que eu não gosto de momentos "nonsense", e em UtaPri esse é um fator que está sempre presente sabe-se lá por que...
Outra observação é que, enquanto os episódios perto do final da série deram um enfoque enorme ao Tokiya (que afinal, deveria ser só mais um entre os 6 principais), outros personagens cheios de histórias para contar foram deixados de lado a série inteira - aqui me refiro ao Cecil (no jogo é personagem secreto) e aos profesores (nos jogos subsequentes tiveram suas próprias rotas), que apesar de terem seus pequenos momentos, não tiveram suas histórias exploradas durante o anime.
 
Dito isso, acredito que o anime de UtaPri teria sido muito mais feliz se fosse concebido como um anime "completo", acima de 20 episódios, e não como "meia temporada", como é modinha atualmente - outro anime semelhante, La Corda D'oro, desenvolveu muito melhor os seus personagens ao longo de 25 episódios.
 

Assista ao vídeo promocional:


 

Leia outros reviews de animes:

Samurai 7
Shiki

3 comentários:

Akane disse...

Esse anime é agradável de se assistir mesmo se você não for uma fujoshi?

Laura Lanford disse...

Tem algum fanservice no anime, como num dos episódios os caras aparecendo sem camisa, ou as vezes "ameaçam" de pegar a protagonista, mas para por aí - o foco principal do anime é a música, pois sempre há um momento em que cantam pelo menos uma canção no meio da história, então o pré-requesito não é ser fujoshi mas sim gostar de "anisong".

Akane disse...

Obrigado por responder rápido assim, vou baixar ele para assistir então, ainda me agonia que essas VN de psp nunca ganham tradução por causa do mercado ocidental.
FPS lol.