29/08/2011

Review: Samurai 7


 
Nome Original: サムライ7
Produção: Gonzo
Elenco: Masaki Terasoma, Paku Romi, Miki Shinichiro, ...
Ano: 2004
Visto: 26 episódios (inteiro)
Episódio favorito: 14
Review contém spoilers? Sim
 
Samurai 7 é um anime inspirado no clássico de Akira Kurosawa (Seven Samurai, filme de 1954). Digo "inspirado" apenas, porque aqui muitas coisas foram modernizadas... talvez para apelar à um público maior.
 
Aviso que este anime é mais uma daquelas famosas "pegadinhas do mallandro", onde o primeiro episódio é bem desenhado, mas os subsequentes sofrem de desenhos ruins na maioria das cenas onde há ação. Inclui-se também reuso de animações, além de que a animação de abertura só se torna definitiva após alguns episódios (eles usam cenas dos próprios episódios nas primeiras aberturas).
 
Mas nem por isso o anime é ruim, muito pelo contrário, eu gostei do que ví. As cenas de ação, apesar de escassas, quando acontecem são muito boas. O departamento sonoro recebe o maior mérito aqui, pois não só a trilha é excelente (composta com instrumentos eruditos "japoneses", como taiko e koto), como também o cast reune seiyuus que conseguem transmitir todo o drama do anime com boa atuação.
Vale lembrar que o anime possui versão brasileira, que também conta com profissionais tarimbados como Tatá Guarnieri e Leonardo Camilo, mas a versão que eu assisti foi a japonesa.
 

 
Tudo começa quando os moradores do vilarejo de Kanna resolvem criar um plano para aniquilar os Nobuseris - mechas que retornam periódicamente ao vilarejo para roubar-lhes toda produção de arroz. É aí que três dos camponeses partem em uma viagem - são eles a sacerdotisa Kirara, sua irmã menor, Komachi, e o fiel escudeiro Rikichi - com o objetivo de recrutar um grupo de samurais capazes de lutar contra os Nobuseris e defender sua vila.
 
Entre os samurais, os destaques certamente estão em Kanbe e Katsushiro:
Kanbe Shimada é um experiente guerreiro que já participou de muitas guerras, mas também já viu muitas derrotas, se auto-proclamando um samurai mal sucedido. Ele topa entrar para o grupo de samurais por considerar a luta contra os gigantes Nobuseris algo desafiador, além, é claro, de ajudar quem precisa, mesmo sabendo que não receberá nenhuma recompensa.
Já Katsushiro Okamoto é um samurai "de primeira viagem". Totalmente inexperiente e nunca matou outra pessoa, ele é sincero e determinado. Aceita entrar no grupo para adquirir experiência no campo de batalha, além de ver em Kanbe um "sensei" que pode ajudá-lo a melhorar seu estilo de ataque.
 
Mas o que é que esses dois samurais tão distintos têm em comum? Como toda boa história de ação e aventura, é claro que sempre há o amor pra atrapalhar os heróis nas horas críticas...
Enquanto Katsushiro é apaixonado por Kirara, o coração da sacerdotisa bate mais forte é por toda fodeza de Kanbe, que por sua vez parece não estar interessado em se relacionar com ninguém, justamente por causa de seu passado tão maculado.
 

 
A partir daí acontecem duas grandes batalhas, outras lutinhas menores, e muito, mas muito drama (adoro~), incluindo aí a morte de muita gente...
Sim, caro leitor, esteja preparado para chorar mágoas pelo seu personagem favorito - e tenha certeza que haverão favoritos (assim no plural mesmo), pois é difícil não gostar ou se identificar com algum dos samurais, que apesar de "fantásticos", todos possuem seus próprios sentimentos e defeitos.
 
É verdade que, apesar de uma roupagem moderninha, Samurai 7 não deixa de dizer apenas a mais pura verdade da vida - tudo não passa de um golpe político e, independente dos esforços coletivos, o final é o mais troncho possível.
 
É bom? Sim.
Melhor que Hakuouki? Sem sombra de dúvidas!
Melhor que Rurouni Kenshin? Talvez, mas a sua quilometragem pode variar.
 

Assista à abertura:


 

Leia outros reviews de animes:

Shiki

Nenhum comentário: