21/08/2011

[Review] Castlevania: Lords of Shadow - DLC Reverie e Resurrection


Castlevania Lords of Shadow foi um jogo em que aventura sempre foi evoluindo na medida certa, sempre mantendo um nível certo de suspense, o que fazia você querer cada vez mais saber o que iria acontecer com o protagonista. Foi um jogo que teve início, meio e fim, possuindo um final surpreendente e que com uma simples interpretação da vida você entendia muito bem o que aconteceu com Gabriel. Porém, parece que para a Mercury Steam os acontecimentos não foram devidamente explicados ou então ela se deixou levar pela filosofia de DLCs gananciosos.

Reverie:
Neste DLC voltamos a nos encontrar com Laura, o principal motivo para também voltarmos a habitar o castelo da Carmilla.
Laura acaba pedindo a ajuda de Gabriel para derrotar um poderoso monstro que ira conseguir liberdade por Gabriel ter derrotado os 3 Lords of Shadows.
A explicação pelo qual Gabriel deve ajudar Laura é bastante plausível se você aceitar que esse DLC serve como uma continuação, porém é uma explicação um tanto quanto clichê, insignificante e sem relevância para o final de Lords of Shadow.


Em Reverie, você já começa dentro do castelo de Carmilla lutando, porém não pense que você verá lutas a todo momento, a maior parte do tempo você fica apenas pulando plataformas e passando por obstáculos, o que uma hora se torna chato até demais, pois as três fases do capítulo são basicamente isso, as únicas lutas que duram um tempo considerável são quando você está controlando Laura, o que por um lado é legal, mas que peca por ela ser uma personagem muito limitada (sendo esse o motivo pela luta durar), o que não é algo que você pode se importar muito, pois nos momentos que você a controle você apenas está dando um suporte a Gabriel.



O legal de Reverie é que ele possui bastante puzzles, mas todos são do mesmo nível de Lords of Shadow, fáceis de mais, não exigem paciência e nem muito raciocínio.
No final do DLC é “explicado” o final de Lords of Shadow. A Mercury Steam tentou explicar visualmente e da forma mais mastigada possível os acontecimentos finais de Lords of Shadow, tornando um final que ia muito de acordo com a interpretação dos acontecimentos, bobo e um clichê barato para fazer DLCs.

Ressurection:
Em Ressurection você já inicia o capítulo no mesmo ritmo de Reverie, pular plataformas e passar por obstáculos, isso realmente cansa, pois foge completamente do ritmo empregado em Lords of Shadow, onde diversos elementos são abordados da melhor maneira e sem soarem repetitivos dessa forma.
De início você já se depara com o tal monstro (Forgotten One, monstro que já apareceu em outro Castlevania) pelo qual Laura pediu a sua ajuda para derrotar.
Antes de confronta-lo, você tem que ficar fazendo um jogo de esconde-esconde contra ele, pois você está num cenário onde você deve percorrer o mesmo caminho que o monstro sem que ele possa te enxergar/perceber, caso contrário você acaba sendo morto.


Após percorrer um bom caminho nesse esconde-esconde, você confronta Forgotten One. Os diálogos entre Gabriel e o monstro são bastante bobos, a Mercury Steam martelou incansavelmente na tecla solitário e sede por batalha, sendo esses basicamente os diálogos de Gabriel.
Outro fator negativo de Forgotten One, é que a Mercury Steam percebeu que criou um final boss incrivelmente fácil em Lords of Shadow e tentou recompensar nesse DLC.
Forgotten One é um boss chato e difícil comparado com os outros de Lords of Shadow, não proporcionando uma luta divertida e nem uma luta emocionante.
Forgotten One, possuí uma armadura (vamos dizer assim) onde você só dará dano ao bater na parte do corpo que esteja sem a armadura (é apenas uma única parte do corpo que fica sem armadura, isso vai variando, mas será sempre assim), à principio não é nenhum problema, mas acaba se tornando mais chato do que parece.
A luta contra Forgotten One não termina nesse primeiro confronto, você volta a ter aquele jogo de esconde-esconde e volta percorrer a um cenário onde enfrenta alguns esqueletos de fogo (monstrinhos um tanto chato se você está com pouca vida e jogando no modo Paladin), você irá perceber que eles ficaram dando respawn, então, caso você não precise encher sua Light Magic Bar e nem a Shadow Magic Bar vá embora (é importante você estar com elas cheias para a luta final).
Saindo da batalha contra os esqueletos, o próximo cenário já é a luta final contra Forgotten One, a luta segui o mesmo ritmo da anterior, você tendo que ficar batendo somente onde Forgotten One está sem armadura.


Conseguindo derrotar Forgotten One, infelizmente, não nos deparamos com nenhum final impressionante, o final apenas tenta explicar da maneira mais mastigada possível (novamente) os últimos acontecimentos de Lords of Shadow.

Resumo:
Se você gostou de Lords of Shadow e do final, não compre esses DLCs, pois além de não empregarem o mesmo ritmo que Lords of Shadow, não serviram nem pra explicar as dúvidas que o final de Lords of Shadow deixaram, simplesmente tentaram inventar uma explicação mastigável para o que aconteceu com Gabriel, algo que só estragou o clima e a sensação que Lords of Shadow proporcionou.
http://www.blogger.com/img/blank.gif
NOTA: 4 de 10

Fabricante: MercurySteam e Kojima Productions
Gênero: Ação / Aventura
Distribuidora: Konami
Online?: Não
Preço: US$ 9,90 cada
Troféus: Sim


Um comentário:

Anônimo disse...

Onde eh possivel compra-los? Procurei na internet mas nao encontrei em lugar algum :/