19/08/2011

~Adeus Mega Man~


Um dos maiores clássicos do NES, senão dos games, Mega Man 2 é feito na medida certa em desafio.


É difícil admitir, mas ele já se foi...

Por mais que nós, fãs, ou apenas jogadores que curtem o jogo mas não são fanáticos em ir atrás dos jogos custe o que custar, a série praticamente encontrou seu fim não muito glorioso nos ultimos acontecimentos envolvendo a franquia.


Vamos ver um pouco do que aconteceu com a franquia nos ultimos tempos. O auge na minha opinião foi no inicio dos 32bits, com Mega Man X4 e Mega Man 8 tendo ótimos gráficos 2D, cenas de animação japonesa além de uma grande melhoria em qualidade, e até em arranjos no X4 comparado aos jogos anteriores, que já eram ótimos. Junto com isso vieram outros jogos da franquia, como o divertido Battle & Chase, o ultimo jogo da Capcom no Super Famicom: Rockman & Forte além da estréia da franquia no ambiente 3D ação com Mega Man Legends.


Mega Man X4 trouxe novos gráficos, desafios e uma grande promessa de evolução para os jogos de plataforma 2D.


Porém chegando na ápice, é difícil voltar a ela, normalmente o resto sendo ladeira a baixo...Mega Man X5 era previsto como o "final" da franquia X, porém este sendo mais fraco que X4 e com algumas escolhas de design meio..."estranhas e incompletas" porém ainda sendo um bom jogo e tendo um level design sólido. Então chega Mega Man X6 continuando a história sem seu criador saber, admito que Gate é um personagem interessante mas o jogo em si falha muito no design das fases, sendo que não ter a fraqueza para o "braço direito" do "vilão" significa apenas chance de aprender o padrão e muitas vidas perdidas. Ainda sim havia esperança para a série X, e então Capcom resolveu inventar demais com X7, não conseguindo chamar novos jogadores e espantando os fiéis fãs da franquia, tentaram reatar a relação com X8 voltando as origens mas não deu muito certo, "finalizando" infelizmente a famosa série X, assim como jogos de Megaman em console sendo vendido em midias ou como "jogo grande"

Mega Man Legends 2 teve um inicio promissor mas mesmo corrigindo algumas falhas da engine em seu estado primitivo não foi o suficiente perante alguns jogos do mercado com jogabilidade 3D mais refinada (como Zelda: Ocarina of Time e até mesmo Tomb Raider...), restando apenas seu carisma pela história e personagens, que não foi o suficiente para o público atual, que estava começando a entrar no "FPS fever" e seus protagonistas carecas com barba mal feita...então ficou meio que "implicito" que a "nova casa" da franquia seria os portáteis da nintendo, com uma ótima estréia de Mega Man Zero para Game Boy Advance, conseguindo ser um bom side-scroller além de desafiador mesmo com os problemas da tela pequena e com poucos botões...


Série Legends sempre teve seus pecados na jogabilidade, mas muitos fãs sempre torceram pela franquia.


Começou então o plano da Capcom de voltar a "ganhar dinheiro" com a série, assim criando a série Battle Network. Mesmo odiada por muitos ela tem seu mérito mesmo sendo franquia para os mais juvenis insistirem aos seus pai comprarem os chips, bonequinhos, PETs e etc da franquia. Tendo um sistema interessante e até mesmo com sua profundidade no seu sistema de "tabuleiro" em tempo real, com o "blue bomber" do jogo enfrentando seus oponentes em um ambiente virtual. Os dois jogos da série GBA não decepcionaram seus fãs e tiveram conclusões muito satisfatórias, ao contrário do que aconteceu com X e Legends...

Nesse portátil da nintendo ainda houve muitos ports de antigos jogos de snes, inclusive de jogos exclusivos para o Super Famicom como o terceiro jogo da série "Disney Magical Quest" e Rockman & Forte. Entitulado Mega Man & Bass no ocidente, o jogo conseguiu manter sua essência, apesar da qualidade das músicas terem sido prejudicadas, além do já sabido problema dos poucos botões...Anunciado o novo portátil da Nintendo, o Ds, mais jogos da franquia foram anunciados como Mega Man ZX e Starforce, além de uma pequena esperança do retorno do robôzinho azul nos consoles com anuncio de Mega Man 9 para as redes on-line da geração atual (curiosidade: no japão Rockman 9 é apenas disponível no Wiiware) junto com diversas aparições em outros jogos como a armadura de X em Dead Rising, além de Zero e Volnut em Tatsunoko vs Capcom.

Mal sabiam os fãs do que ia acontecer...


Mega Man zero foi importante para trazer os hardcores no portátil da Nintendo


Mega Man ZX apesar de muitos acertos, não fez tanto sucesso como seu antecessor, e a série teve um fim com pontas que dificilmente serão "puxadas" no segundo jogo ZXA, mesmo com o jogo tendo ótimas vendas no ocidente, no Japão foram fracas para continuar o jogo. Star Force teve uma idéia curiosa de usar constelações para os "Navis" desse game, mas não conseguiu replicar o sucesso da série anterior, ao menos os fãs conseguiram ter um fim com bastante pontas amarradas...foram anunciados remakes do primeiro Mega Man 1 e Mega Man X "patrocinados" pela Sony (desesperada por jogos) mas que não venderam tão bem para (novamente) garantir sequências e novos jogos no portátil preto da empresa do PlayStation. O ultimo jogo lançado aos portatáteis é uma interessante coletânia de Mega Man Zero (permitindo "clonar" as funções do jogo nos botões adicionais do Ds, permitindo uma jogatina mais "suave" do jogo)

Nos consoles Mega Man 9 teve um bom sucesso, após isso Mega Man 10 foi lançado mas pareceu mais fraco em jogo que o anterior, apesar de ter muito mais extras e funcionalidade (como poder trocar de arma sem entrar no menu e salvar entre as fases do Wily), é estranho Capcom não ter anunciado o 12º jogo, sendo de fácil produção e lucro (o que ela gosta). Chegamos no ponto crucial: o anuncio de Mega Man Universe e Mega Man Legends 3.

O primeiro seria um "Little Big Planet" mas com Mega Man. Fãs não acharam tão interessante mas teve uma aceitação maior que o "Dino"(Dante in name only) do novo Devil May Cry...porém algo estranho aconteceu: demora das atualizações seguido de cancelamento. Um Mega Man nunca fora antes cancelado e agora aconteceu, claro que isso aconteceu antes com uma compilação dos jogos de Game Boy para o Game Boy Advance mas um jogo inteiramente novo nunca acontecia. Poucos fãs ficaram preocupados por não ser um jogo "principal" mas isso deixou meio "estranho" a vinda de novos jogos de Mega Man para as redes on-line nos consoles.


O nono jogo da série clássica trouxe o retorno dos gráficos 8bits na série


Mega Man Legends 3 foi anunciado meio "sem aval da Capcom" pelo seu criado, Keiji Inafune, com o jogo sendo produzido mesmo sem ter a "luz verde" para ser oficialmente marketeado pela Capcom. Porém o astral dos fãs estava alto por ser uma continuação esperada por anos, além da grande jogada dos fãs terem sua parte na produção do jogo, algo antes que era somente visto na produção de novos "robot masters" em que fãs mandavam seus desenhos para a Capcom do Japão com esperança em serem usados nos novos jogos da série clássica.

Mas aconteceu o temido padrão visto em Mega Man Universe. Bang. Tempo sem atualizações, uma boa parcela dos fãs agora se preocuparam, alguns ainda tinham fé que apenas era algum pequeno problema, que a versão prototipo do jogo ainda seria lançada e assim poderiamos "votar com nosso bolso" baixando o jogo para nossos 3DS. Mas não aconteceu, Mega Man Legends 3 cancelado, vão a merda fãs.


Fã faz video demonstrando o sentimento de espera por Mega Man Legends 3 com legendas em diversas linguas


Finalmente aconteceu algo...chato. Uma continuação esperada e um jogo do trio "oficial" de Mega Man cancelado. Isso logo após o cancelamento de outro Mega Man, sem anuncio de um novo jogo, sem participação de novos personagens na atualização de Marvel vs Capcom 3, UMVC3, sem novos cameos...o que resta é um MMORPG que já está sofrendo da falta de atualizações e não dúvido que é só questão de tempo até ser cancelado como foi com o MMORPG de Ghouls N Ghosts e Samurai Shodown, outras séries clássicas com jogos massivos on-line cancelados.

Eu como fã fiquei enfurecido admito, fiquei feliz com o anuncio do UMVC3 e 3SOE mas ainda naquele sentimento "tsundere", mas como todo fã "mulher de malandro" da Capcom depois parei com infantilidade e darei chance aos jogos quando sairem. Porém Capcom a todo custo agora quer dizer que Mega Man é importante, porém é apenas importante em manter viva para sua imagen não ficar mais suja que já está, pois ela ainda vai produzir cartas, cuecas, meias e tudo mais com a marca da série, porém não mais jogos.

Esse cancelamento fez mal para novos lançamentos da franquia, criou-se agora a fama de "vai ser cancelado de qualquer jeito" que irá ser difícil de tirar, como a de "não ter mais jogos bons" na série Sonic, que mesmo com Colors tendo sido um jogo sólido e Generations prometendo, ainda essa imagem é forte na franquia. Isso também tira a pouca chance do retorno da franquia para os consoles oficialmente, porque demonstra pouca fé da própia empresa com a franquia.

A série está acabada. Consoles e portátil. Hora de ir para a frente.


...


Mesmo assim, como a carta da morte na arcana maior, ela não significa o fim de tudo, mas sim uma transição. Fãs podem agora respirar fundo, suas coleções podem ter fim agora, podem oficialmente poder verificar mais a fundo seus jogos do que terminar de qualquer jeito esperando uma nova continuação (que os fãs sabem que a Capcom ama fazer), se esforçarem mais em seus jogos e criações de fã que ficarem na angustia do anuncio de novos jogos. ou até mesmo...

Até mesmo jogar outros jogos.

Há ainda muitos side scrollers clássicos para jogar, de diversos consoles. A série castlevania contém muitos jogos divertidos tanto no GBA quando DS. Há uma leva nova de jogo plataforma modernos como Braid e Limbo. Agora há tempo de olhar melhor as outras franquias, os limitados a mega man podem agora se libertar.

Não há motivo para ficar cabisbaixo. Olhe o caminho que a franquia teve. Muitos jogos, aparições, participação em crossovers, há muitos jogos que invejam esse caminho tão longo percorrido pelo heroi azul da Capcom, muitos jogos que ainda hoje envelhecem bem e acredito que devem ter sido poucos que devem ter jogados todos os jogos da série, agora é a chance! Isso sem contar fangames que já foram lançados e que ainda vão ser.

Mega Man cumpriu seu papel, divertir seus jogadores com diversos jogos, mesmo tendo sua jogabilidade estagnada ou com poucos adições foram em frente e terminaram o jogo, viram as fraquezas dos chefes, descobriram segredos nas fases, ouviram as ótimas músicas, teorizaram sobre a história, muita coisa.


Fight Mega Man, for everlasting peace!


Por isso que mesmo tendo esse "fim" da franquia que Capcom insiste em não admitir, ele, nosso heroi, sempre irá lutar pela paz duradoura, não importa se for em celulares, consoles, portáteis, computadores... Mega Man deixou sua marca na história dos Video Games que dificilmente será esquecida.

See Ya Mega Man!

3 comentários:

Raphael Soma disse...

Que mais posso dizer? talvez..."pare de chorar, Saikyo seu emo"?


Vem cá, TU ACHA MESMO que essa merda que tá na Capcom vai continuar assim? Quando os acioistas verem o prejuízo com as repetidas cagadas, certamente a diretoria muda e as coisas melhoram. Não duvido que depois que essa fase passar, as coisas melhoram.

Então, pare de chorar como uma bicha salpicada de açúcar mascavo e tenha fé não na Capcom, mas no futuro. Se a SNKP, mais fudida que guria em doujinshi hentai de gangbang conseguiu se recuperar, o cursor azul não morre.

E tenho dito. Pau no forévis de quem achar o contrário! Mega Man é um ícone, e tem gente que sabe o valor dele. É só esperar que essa gente tome a capcom de volta.

Chester disse...

E devo concordar com o Diminutivo dessa vez.

Mirage disse...

Bom, o post dele não esta errado em mostrar que mega man "morreu" agora depoois de anos a capcom reaver mega e tentar traze-lo à tona novamente ? diante de tantos jogos mais vislumbrantes e desafiadores ? e porque a capcom não fez isso antes ? tava ocupada demais com MvC3??? AH é mega não esta dentre os personagens jogadores , mesmo ele estando no 1° e 2° jogo,... ainda mais um personagem tão bom sendo substituido por zero, que não é ruim,mas...., ele ta lá.
Eu sou fã de Mega mas admito , para a capcom revivê-lo não será tão simples quanto muitos acham que é.
Então tenha fé que isso possa acontecer, quem sabe ele volte pra celular ou algo assim...