12/03/2010

Review - Lunar Harmony of the silver star (PSP)

Buenas povo e pova!Desculpem a demora, mas como todos imaginam, as aulas voltaram, e faculdade não é algo que dá tempo de sobra xD

Mas bem, vamos ao review!O de hoje é de um jogo foda que foi inicialmente lançado pra Sega CD e depois relançado pra PSX, Saturno e GBA. E agora, é a vez do PSP!Tô falando de:






Pois é, Lunar voltou. E dessa vez todo refeito, com gráficos melhores e tudo mais ^^
Vamos aos tópicos:

- História - (8/10)

Buenas, a história de Lunar se baseia em Alex, um garoto maroto que quer se aventurar pelo mundo com o sonho de ser como Dyne, o antigo Dragonmaster(um dos 4 heróis que salvaram o mundo, já explico). Ao lado dele, Nall, um dragãozinho branco que só serve pra tirar ele pra louco, Luna, amiga-irmã de Alex e Ramus, um gordo loco das idéias que só pensa em ser rico e ter muito mas muitos tesouros e etc.

Tudo começa quando a entrada para a caverna do Dragão [baiano!] Branco derrete(era uma entrada de gelo, coberta por...Gelo LOL)e Ramus rapidamente avisa Alex, que por causa de Nall, aceita ir até a caverna na esperança de encontrar algo relacionado à Dyne, ou simplesmente à algo sobre ser um Dragonmaster. Então fica decidido que Alex, Luna, Ramus e Nall vão sair e investigar a caverna. Depois de alguma exploração, chegam até o local onde o Dragão branco "reside", e esse fala para Alex que algo muito incrível o aguardava no futuro(é sempre assim, mas né.)... Daí em diante a história se desenrola, com explorações, viagens de barco, músicas da Luna,
batalhas, músicas da Luna e enfim...




Quanto aos 4 heróis, todos lutaram contra Eiphel, que queria roubar o poder da deusa Althena(quaaaaase CDZ) e virar um deus pra controlar todo mundo. O grupo era formado por Dyne(o dragonmaster), Mel(o pirata, pai de uma das personagens do grupo do Alex, Jéssica), Ghaleon(mago e curandeiro com alto poder [de luta] e bem...ah, joguem xD), e Lemia(líder da guida do magos de Vane, uma bruxa com poder admirável e...enfim, mais umas coisinhas xD). São respeitados em todos os lugares que vão(sim, eles estão vivos na época do Alex)e admirados pelo serviço bem feito. O legal do Lunar de PSP é que ele mostra essa parte da história, te permitindo jogar com os 4 heróis contra o Eiphel. Bem tri ^^
Nota 8 porque mesmo sendo uma histórinha de ser o herói e derrotar o vilão supremo, ela prende. Acreditem xD




- Gráficos - (9/10)

Cara, que jogo que ficou lindo! Já era bonito no PSX e SAT, mas conseguiram deixar MUIIIITO melhor no PSP. Mas ainda assim, podia ter ganhado um 10 se fosse full power do PSP(depois de ver como ficou o Dante's Inferno, fiquei bem chato pra isso xD).
Efeitos in battle foram remodelados, por exemplo, o Swords Dance do Alex foi refeito, dá mais hits e a animação foi toda refeita.

- Som - (9/10)

Quem gostava da trilha original de Lunar, vai adorar a do PSP. Sim ela foi refeita, mas muito cuidadosamente, pra não ficar muito diferente. E olha, foi um ótimo trabalho. O que eu não gostei muito foi a dublagem em inglês(porra, por mim SEMPRE seria o grupo de dublou o Valyrie Profile de psx, porque foi o melhor trabalho de voz que vi até hoje pra aquela época.), que deixou um pouco a desejar quanto ao original japonês(novidade). Mas nem tudo são flores, meus caros...

- Jogabilidade e Sistemas - (10/10)

Menus simples, rápidos, sistema de batalha por turno, simples e eras isso. Quer mais mastigado que isso?
Pra quem jogou o de PSX ou SAT já vai estar acostumado com o PSP, pois nada mudou. Pra aqueles que ainda não tiveram a chance de jogar, vou explicar rapidamente como funfa, até porque não tem muito a ser dito.

Quatro opções, e algumas outras sub-opções.
Primeira, AI, que abre mais 3 sub-opções, cada uma com uma estratégia pré-programada que tu escolhe no menu principal. Escolhida uma das opções, a batalha segue automática seguindo as ações que estão listadas na estratégia. Por exemplo:

Alex - Swords Dance
Luna - Defense
Ramus - Attack

Essas 3 ações serão repetidas over and over again, até que a batalha termine OU um deles morra e não possa mais fazer a ação(se o MP de Alex acabar, ele também para de usar Swords Dance e ataca).

Segunda opção, manual, onde tu escolhe manualmente(dã) o que cada personagem vai fazer.
São esses comandos : AI, ataque, magia/skill, defesa, item, escape.
Cada um bem auto explicatório devo dizer xD

Terceira opção, tactics, que lhe permite mudar a posição de cada personagem em luta e finalmente a quarta opção, escape.

Abaixo da barra de Hp/Mp, existe uma nova que quando cheia, pode ser utilizada para um "especial" ocorrer. Bem útil na maior parte das vezes.

A batalha é em turnos, seguida pela ordem de speed de cada um.
De resto, nada de novidade que ninguém vá saber o que fazer, os menus só faltam falar XDD
Falei que era simples xD




- Replay - (?/10)
Ainda não descobri se tem alguma coisa extra, assim que eu terminar, coloco aqui ^^

- Resumão -
Pra quem jogou, um prato cheio de beleza, e uma ótima lembrança de um ótimo rpg.
Pra quem ainda não jogou, está esperando o que pra pegar o game? Tá com certeza perdendo um ótimo jogo que VAI te prender sem dúvida alguma.

Nota final: 36/40(ainda falta a nota do replay!)

Eras isso de Lunar gurizada, peço sinceras desculpas pelas faltas de atualização, mas prometo tentar ser sempre breve entre as postagens ^^

Valeu pra todo mundo ae, comentem cambada, afinal é meu primeiro review aqui .-.
.o/

2 comentários:

Saikyo disse...

Bom review, Lunar é bom não importando em qual console/portátil seja, foda que alguns fãs estão cansados de ver o jogo em sua quarta versão, empatou em ports com o phantasia haha, apesar que esse Flashback com o Eiphel que não tinha nas versões anteriores pode chamar a atenção.

Tipo, teve versão de gba que tinha algumas "cenas" extras mas nada imperdivel, além que Nash já ia no grupo bem no inicio pra caverna de gelo, nessa versão do psp parece que repetiram denovo.

GameArts tinha que fazer mais versões do Lunar 2...ou quem sabe finalmente um Lunar 3 ou um prequel finalmente retratando as aventuras completas de Dyne e seu grupo, e ser bom ao contrário daquele Dragon Song...

DeFerente disse...

Locão esse Lunar!