24/07/2011

Review: Assalto ao Banco Central

E vamos que vamos, pois ainda tem outros quatro filmes os quais procrastinei o review...
 

 
Diretor: Marcos Paulo
Elenco: Milhem Cortaz, Eriberto Leão, Lima Duarte
Ano: 2011
Visto em: 23/07/2011
Review contém spoilers? Sim
 
Mesmo eu gostando do atual cenário do cinema brasileiro... as vezes sai uma bomba como essa - aqui temos novamente o famoso caso do trailer que é melhor que o filme, gerando uma expectativa que, quando você vai, de fato, assistir ao filme, acaba saindo com cara de "mé".
 
O pior é notar que mesmo o cast sendo bom, e coisas técnicas como fotografia e edição também serem boas, um roteiro ruim acaba "esculachando" o filme inteiro, que depende o tempo todo de piadinhas estilo Tropa de Elite pra se sustentar, pois conteúdo Banco Central não tem nenhum.
 

 
Tudo começa quando o "Barão" (Milhem Cortaz) procura contratar uma equipe de diversos especialistas para executar um roubo "cinematográfico" - na equipe temos especialista em escavação, especialista em formar vira-casacas, e até mesmo especialista em foder a vagabunda mulher do próprio Barão.
Do outro lado da moeda temos o delegado Chico (Lima Duarte) e a investigadora Telma (Giulia Gam), dois policiais encarregados de desvendar o crime e prender todos os envolvidos.
 
Pra quem já conhecia a história, sabe que o assalto até hoje não teve conclusão, ou seja, o final da história é aberto mesmo. Porém, o filme dá tantas voltas que acaba se perdendo (e perdendo seus espectadores) bem antes de chegar no final.
 
Veja bem - de forma alguma estou criticando a forma como a história é contada, até achei bem-vinda a decisão de conduzir o filme de forma não-linear, mas o que eu quero criticar severamente é a falta de objetividade do roteiro.
Peço perdão à quem acompanha meus reviews de filmes, mas não tem como eu não ser repetitiva agora - reciclando a mesma frase dita no review de Federal, afirmo que Banco Central dá uma grande ênfase na vida pessoal desse grupo de ladrões... a troco de nada.
 

 
O filme está recheado de cenas e diálogos totalmente inúteis. A experiência que se arrasta por 1:40 poderia muito bem ser contada em menos de uma hora. Além disso, há um indesejável excesso de cenas de sexo, onde conseguiram se "superar" ao já começar o filme numa - se eu quisesse ver putaria eu procuraria um bom material erótico que fizesse o meu gosto, mas isso é a última coisa que eu quero ver num filme de ladrão e polícia.
Falando em "filme de ladrão", afirmo até que o próprio nome do filme é uma propaganda enganosa, pois a história aqui contada não é precisamente sobre o assalto, mas sobre todas as pessoas envolvidas por esse crime.
 
Não dispenso parabenizar a ousadia da produção, pois fazer um filme de grande assalto ambientado no Brasil é uma tarefa difícil, especialmente quando já temos outros tantos hollywoodianos muito melhores que Banco Central, e é exatamente nisso que o filme peca: é uma produção "Global" (o próprio site do filme carrega uma destoante header da Globo.com) que não se preocupou em seguir a receita desses tantos filmes de grandes assaltos, por fim se perdendo ao dar foco nos problemas dos personagens em vez da ação do roubo própriamente dito.
 
Para os mais exigentes, Banco Central é uma experiência totalmente dispensável - fiquem com a trilogia ## Homens e Um Segredo que é muito mais objetiva.
 

Assista ao trailer:


 

Leia outros reviews:

Thor
VIPs
A Garota da Capa Vermelha
Bróder
Don Juan DeMarco

Um comentário:

Up6 disse...

Eu não vi o filme mas a reação que eu tive quando vi o trailer foi: Finalmente um filme que vai ser foda! Botei até fé, mas agora que li seu review já andei um pouco pra trás. xD