18/06/2010

~Fighting Games: Sobre o velho e o novo~


Essa cena está cada vez mais rara no ocidente.


Na comunidade de Fighting Games há diversos problemas...mas seeu for falar de todos vai dar uma biblia, vamos nos ater em alguns deles...

Bem, Marvel vs Capcom 3 está aí, parece bem divertido e com novos personagens como Dante e Deadpool, o jogo está em 3D mas mantém jogabilidade 2D assim como Street Fighter IV, parece meio feinho as artes e alguns modelos mas marvel 2 tinha também, e o que importa é jogar o jogo de qualquer forma, ponto pra capcom na minha opinião, só manter o bom trabalho nos próximos previews e enquanto termina o jogo.

E então vejo reclamações de macacos velhos de Marvel vs Capcom 2...




Marvel vs Capcom 3 promete, mas os velhacos já estão em fúria!


"O esquema não é mais chutes embaixo e socos emcima?É os botões do Tatsunoko?Lixo..."
"E agora, com tu defendendo tu não pode chamar assist porque trás+botão de assist é Tag!Mas que merda!"
"Isso não é Marvel 2, isso deveria ser continuação dele!Viadagem essa influência de Tatsunoko!"

Antes que capcomunistas reclamem, também vejo isso com macakofs para qualquer kof pós 2002, e também para vários outros jogos como Samurai Shodowns depois do 2, Street Fighter 3s para Street Fighter IV...mas voltando ao argumento e com todas as partes devidamente ofendidas.

Primeiramente, quando se há continuação devemos ficar sempre com pé atrás...tanto os que querem grandes mudanças quanto os que querem apenas melhoramente e rebalanceamentos, porque?As empresas não dizem tão bem como vão ser as continuações dos jogos, quando se pergunta para elas que terão novidades elas dirão que não vai ser a mesma coisa, enquanto os preocupados e acostumados com algo já definido elas dirão que esses não tenham medo que terão seu lugar no próximo jogo.


King of Fighters 2002, um "bom" crossover mas acho que podemos ir pra frente não?


Por que?Simples, elas querem "tentar" agradar todo mundo por questão de marketing, mesmo que isso não seja possível na prática geralmente, eles querem já garantir interesse no "espalhar de palavra" sobre o jogo, e quem sabe já garantir compradores/baixadores em potêncial?Pois bem, pode ser obvio mas para alguns não veêm ou ignoram que geralmente as continuações seguem um dos dois rumos: ou a balança pende para grande quantidade de novidades, quem sabe até mudança da "base de jogabilidade" do jogo anterior, ou basicamente um jogo bem parecido com o anterior, com poucas novidades mas com promessas de ainda ter desafios além de rebalanceamento além de arrumações aqui e ali na jogabilidade do jogo, talvez desempenho gráfico...

O certo é tentar no máximo equilibrar os dois públicos, apesar que video-games são repetições, pendendo pro lado da repetição (sem chamar o consumidor de trouxa, três tapas ele vai continuar comprando/baixando, agora basicamente fazer ele apanhar como mulher de malandro ele muito provavelmente nem testará o jogo) porque muitas vezes mudar coisa demais mesmo que seja bom assusta todo mundo (foi o que aconteceu com SFIII, um sistema que pune repetições e quem vê a frente delas e retalha, além de um cast totalmente novo), muitos podem reclamar mas pense bem, imagine se você gostou muito de exterminador do futuro 2, e quando fosse ver o 3 ainda tem ação mas é uma história envolvendo outro personagem da série com mais romance, e uma ação mais "intelectual" e realista sem explosões e tantas cenas massa véi?Chato né?


Street Fighter III Third Strike, ótima idéia, péssima hora...


Outro exemplo em jogos seria o seguinte, num jogo você direciona o personagem com direcional e só apertando botões, certo?Tudo bem, na continuação o jogo é agora no analógico pois não tinha em épocas anteriores, e agora é possível executar combos e não somente ataques sozinhos com botões, beleza uma boa evolução, agora no 3 você vê que mudaram o cenário de tudo, e agora é tudo nos analogicos com uma jogabilidade complicada, mudaram tudo e não avisaram de antemão nas propagandas e releases que seria diferente...e continuam mudando radicalmente em cada versão, tendo que usar um aparato exterior, depois uma camera...tu pensaria que eles não tem um plano sólido pro jogo e

Por isso aqueles que querem novidades acho que devem ser os que mais devem ficar com pé atrás nos jogos, além que algumas vezes mudar por mudar muitas vezes é maléfico para um jogo (mudar o certo pelo duvidoso entende?), e mesmo que seja uma mudança positiva, ela muitas vezes radical demais espanta jogadores, isso ainda mais em jogos de luta que pessoal joga muitas vezes não querendo se aprofundar pela fama de jogos difíceis e que quando apanha é chato e tu poderia estar jogando Devil May Cry ou algum jogo de ação em que tu não se sente um perdedor...


Super Turbo é um bom fighting game, mas acumulou a fadiga do "mais do mesmo".


Agora vamos para o lado dos que mudam nada, apenas continuam rebalanceando e fazendo pequenas mudanças aqui e ali, mantendo seu público fiel no jogo e jogando.

Se o jogo era bom, ótimo pois está apenas "temperando" melhor o jogo para as massas, fazendo um jogo mais equilibrado e divertido para o alto nivel, ficando um jogo mais redondo e e...é, muito legal, mas apenas para um público pequeno.E então o público de super turbo e guilty gear accent core começam a chiar que mimimi, que isso é coisa de casual e de jogadores ruins, que deviam se manter no jogo e que novidades demais estragam o jogo.

Não, também não é certo apenas melhorar o jogo e somente isso, um jogo não é mais feito apenas para um público fiel jogador que coloca fichas numa maquina e treina em casa na versão console, os tempos mudaram, os arcades estão cada vez mais caros, dolar em alta, aqui no Brasil os impostos são caros para comprar as maquinas, e então muitas empresas (como a midway) que antigamente viam nos arcades um mercado tanto para competição quanto para lucro cairem tanto por causa do público "fiel" do jogo geralmente assustas novos "compradores" de fichas além de que os consoles estavam ficando cada vez mais potentes e sendo mais interessantes de investir que as boas e velhas maquinas que são entupidas de fichas...


Guilty Gear Accent Core, fantástico mas assusta os novatos.


"Ah legal Saikyo seu imbecil, mas nós que jogamos accent core nunca fomos precisar de arcade, sempre jogamos em console, porque o público jogador foi indo embora?"

Ainda porque ainda tem o problema do público não ser tão bem receptivo a novos jogadores, há um problema geral nos grupos de jogadores de não tratar bem os novatos ou não saberem recepciona-los mesmo com as melhores das intenções, é difícil já que o gênero requer aprender e quem está começando mais tarde geralmente é mais difícil porque não pode evoluir com todo mundo, e se tenta aprender com os que já estão mais pra frente vão apanhar como mulher de malandro por um bom tempo até aprender (apesar que dizem ser o melhor jeito, mas não é para todo mundo, o que não significa que seja "honroso" isso), um jeito seria arranjar uma turma de amigos quase no mesmo nível e jogar, mas algumas vezes é difícil quando tu nem tem certeza se quer investir no jogo, e tu pode sem querer massacrar seus amigos e eles não gostarem mais do jogo, ops...

Isso é um problema nos jogos também, você coloca ele no console/pc e ele está lá, mas tem um training bacanão com monte de esquema que não explicam e...ahn?Como a cpu brilhou quando teve impacto com meu golpe, ele já tá está me atacando?Hein?Que efeito legal que ele fez na defesa mas...como se faz?Ok que ridiculo eu me esforçando e ele me matou com um golpe do nada que nem sei como veio, jogo de merda, vou voltar pro God of War...


BlazBlue é um ótimo exemplo de equilibrio tanto para chamar novos e velhos jogadores.


Mais ou menos isso é resumido, hoje são os novos tempos, é uma merda eu sei, mas o públicos dos video-games se expandiu e nem todos gostam de ir apanhando pra aprender ou ir em forúns e guias para pelo menos aprender o básico do jogo e seu personagem e ir jogando.

Ah sim, e tem a questão que colocam cada vez mais e mais recursos, apesar de ser mais "apelão" e desequilibrado, acredito que aprender Guilty Gear na era do X com menos recurso é mais fácil que aprender no Accent Core, com Burst, Faultless Defense, Dead Angle e etc etc etc...o novato mesmo com boa vontade vai se sentir esmagado com tanta coisa e voltar a jogar algum outro jogo como "Uiningui Elevis".

Por isso que eu apoio o que os novos fighting games estão fazendo, deixem os caras se divertirem direto sem tanta complicação de comandos (como Smash Bros, de certa forma BlazBlue...), o cara não sabe o básico, comandos mais complicados ou nuances do sistema?Pega na mão dele e auxilia com bons tutorais (como acontece em Virtua Fighter a partir do 4 ou a promessa de um bom modo tutorial como terá em BlazBlue Continuum Shift), é uma merda que arcades não existam mais, não é mais o "auge dos fighting games" que a pessoa tinha que se forçar pra aprender porque era a "coisa do momento", hoje não é mais o tempo que quem queria jogar tinha que se acostumar, nós e as produtoras temos que ir atrás de jogadores e faze-los se sentirem dentro do jogo e do cenário, ou nós tornaremos nicho que nem os shumps!E isso é algo ruim...


Battle Fantasia, outro jogo da Arc System que poucos jogam...


E é com esses motivos que vejo reclamações de jogadores velhos com os novos jogos, eles foram feitos para um público novo, que vai comprar o jogo e jogar e vai se divertir enquanto não for bitolar pelo jogo, não ficar comparando um jogo com o anterior, temos que parar de ver jogos antigos nos novos pois são outros tempos, se tiverem recursos que sejam parecidos com os dos jogos anteriores (King of Fighters XIII) podemos comemorar, é algo diferente ou com pouca coisa parecida dos jogos anteriores devemos primeiro jogar os jogos e tirar o que é bom dele sem jogar com birra.

Olhando que ainda em Marvel vs Capcom 3 eles tentaram pelo esquema de controle agradar os antigos jogadores (ainda tendo os botões de assist, 3 vs 3, ter "de certa forma" um quarto botão de ataque mas apenas funcionando no chão) mas ainda com esquema dos jogos novos e mais simples pros jogadores novos (como três botões de ataque somente, mais facilidade em fazer combos e comandos, não tendo mais tantos combos infinitos "divertidos" que os antigos jogadores gostavam de fazer...).

O texto ficou uma bagunça (parece ter sido feito por uma criança hyper-ativa...o que de certa forma "faz sentido") mas basicamente os velhos jogadores tem de se acostumar com os novos tempos e não sermos tão ranzinzas com os novos jogos, vemos eles como NOVOS JOGOS e não comparar tanto com os antigos e nós esforçarmos mais tanto para gostar deles e também para deixar bem vindos os jogadores (um problema maior na minha opinião) tanto para os jogos antigos quanto novos.

É isso.

3 comentários:

Anônimo disse...

parabéns pelo texto!
concordo com o que vc disse, realmente os fighting games estão tomando um rumo diferente. e quem é da old school sofre bem mais essa mudança. mas creio que as empressas vão arrumar um jeito do simples e antigo modo de se jogar continue na ativa.também acho uma pena os arcades ficarem sumidos (principalmente no brasil), mas com a evolução dos jogos em consoles e pc e o "jeito rápido" de se joga-los realmente ficou difícil manter um. mas vai sempre guardar boas lembranças.
vlw

Ryuuki disse...

eu apóio as mudanças que estão sendo feitas nos fighting games. Essa é uma nova geração de jogadores e fazer jogos que só os old gamers vão conseguir jogar direito e perda de dinheiro. Muito mais plausível fazer um jogo que todos possam jogar e apartir dele criar um novo público consumidor desse tipo de game.

Anônimo disse...

mais veja bem, ainda há jogos que usam a velha formulá de anos atrás como jogos de plataforma(corre,pula,bate no inimigo...) e continuam fazendo sucesso e as pessoas continuam jogando. se começasem a encher de coisas, tentar inovar sei lá o que no jogo não ia ficar legal. quer fazer um fighting game diferente, blz. mas acho que o jeito antigo não deve ser abandonado. assim sendo eles caminhariam nas mesmas direções só que uns para a velha geração e outros para a nova. não tenho nada contra a nova maneira de jogar, os jogs que eu mais gosto são de luta, jogaria os dois sem problemas, mas o meu preferido vai ser o "old style" (talvez pq eu seja dessa época).