01/10/2008

Review - 30 Rock









Então veio a Tina Fey...
Quando comecei a ver Saturday Night Live (NBC) aos sabados à noite na Sony costumava a aguardar o quadro fixo Weekend Update, que na época era apresentado pelos estreiantes Jimmy Fellon e Tina Fey. Como tradição do programa, os apresentadores desse quadro também o escreviam, e Lorne Michaels (produtor executivo do programa ao longo de suas 34 temporadas) vendo que o WU era o melhor quadro do programa, teve bom olho e promoveu Tina para escritora-chefe do show. Fato que ela foi a primeira mulher a sentar na cadeira dos escritores e também a única até hoje promovida para escritora-chefe. Michaels vendo ainda mais potencial na garota apostou mais fichas nela e a convidou para criar e protagonizar uma sitcom. Tina afastou-se do SNL e passou a desenvolver 30 Rock.







O título do programa faz referência à um prédio real em Nova Iorque (30 Rockafeller Plaza) que também serve de cenário para a série. O enredo do show gira em volta de Liz Lemon (Tina Fey), a escritora-chefe do The Girlie Show na NBC um programa de comédia ao vivo baseados em scatches bem aos moldes do SNL. O The Girlie Show é protagonizado por Jenna Maroney (Jane Krakowski, que também fez Ally McBeal), amiga de infância de Liz que protagoniza o show junto com Josh Girard (Lonny Ross) que tem como produtor executivo Pete Hornberger (Scott Adsi). Tudo no set permanescia como sempre até que a NBC envia um novo vice-presidente executivo Jack Donaghy (Alec Baldwin, excelente no papel) é transferido para a NBC da Costa-Leste e resolve fazer alterções no programa de Liz. The Girlie Show passa a se chamar TGS with Tracy Jordan, e contrata o ator Tracy Jordan (Tracy Morgan, também ex membro do SNL), que é totalmente lunático para liderar o elenco.













Liz Lemon



A protagonista da série, uma mulher bem nerd totalmente comprometida com o seu trabalho que não tem tempo para ter uma vida pessoal. Além de comandar os escritores, aparentemente ela é a voz mais ativa no programa. Na equipe do show só Jack Donaghy tem autoridade sobre ela. Normalmente Liz também tem que lidar com as excêntricidades do elenco.













Jack Donaghy



É quem manda atualmente na NBC, embora seja excecutivo júnior da GE (General Eletric) a qual aparentemente é propietária da emissora. Também é ele que contrata Tracy Jordan para comandar o TGS. Apesar dos constantes atritos é bom amigo de Liz.













Tracy Jordan



É um ator internacionalmente famoso que é totalmente louco. Anda sempre junto dos seus guarda-costas Dotcom e Grizz, que nunca discordam nada do que Tracy diz, por mais insólito que seja.











A série vem conquistando prêmios a cada temporada, foi a única série desta década que ganhou o Emmy de Melhor Série Cômica duas vezes consecutivamente nas suas duas primeiras temporadas. Um dos charmes é frequentemente ter participações especiais, sendo Jerry Sienfield um dos melhores exemplos do calibre dos artistas convidados. Aqui no Brasil, por outro lado a série foi comprada pela Record que a renomeou para "Um Maluco na TV" (sic) e fazia parecer que o Jack Donaghy era o personagem principal (Oo). Inexplicável... Mas aparentemente apenas 2 capítulos foram exibidos.



O programa está na sua terceira temporada atualmente, que foi um pouco mais curta devido a greve dos roteiristas. O Canal Sony transmite a série às terças-feiras na faixa nobre das 20:30.









Nenhum comentário: