20/03/2008

~Jogos e jogadores de ontem vs hoje~

Numa discussão num chat do msn envolvendo alguns membros da fighters, ficou em realce uma coisa, os tempos mudaram (dã).Veja bem como era no passado:



Não havia tanta pirataria, e se tinha não era muito solicitada!Tinhamos cartuchos com manuais, assistência técnica, tudo bonitinho, trocavamos cartuchos caso quizessemos outros jogos (atari) ou ia na locadora do tio/tia locar os jogos sem problemas, felizes.Um console tu não tem?Sem problema, vai na locadora e joga sem problemas.



A comunidade se via de frente, você ia locadora e encontrava pessoas que gostavam de navegar por menus e se deliciar com histórias fantasiosas ou de outro tipo envolvendo numeros aqui e ali, outros preferiam jogos de ação, normalmente side-scroller, indo dos mais simples para relaxar ou aqueles insanos que é preciso decorar todo o estágio, esportes era algo que todos podiam pegar seus controles e jogar descontraido.Jogos de luta?Ho boy...época de ouro!Ia numa locadora ou fliper, você teria desafios em bastante lugares e muitas opções.



Desafio, design minimalista, diversão sem complicação...você jogava e era isso, queria algo mais profundo?Sem problemas, procure jogos mais difíceis ou outros níveis, tentava virar rpgs de outra forma ou ia para os jogos de luta e tentava ser o mais forte!



...




Tempo passa, o mundo realmente mudou.Você pode se comunicar com uma pessoa do outro lado do mundo sem problemas!Mas pode faltar coragem para falar com alguém há 2, 3 metros de você.



A tecnologia reina, houve diversos avanços em tecnologia, entretenimento, pensamentos...e isso influenciou nos jogos.Você antigamente comprava os consoles, jogos e era ir na locadora, correto?Hoje se alguém dos anos 90 viesse para hoje ficaria muito surpreso.



Hoje você tem que pesquisar, sim.Vendo qual console você precisa saber como é a pirataria?"Pirataria?"É, os jogos e consoles ficaram mais caros, de uma forma que para se ter acesso aos nossos adorados joguinhos isso entra na questão do que comprar."Bem...houve continuações de jogos old-skool com gráficos 2D quase-arte?O desafio e inovações em gameplay devem estar uma delícia..."Err não infeliz homem dos anos 90, as coisas mudaram.



O 3D evoluiu.Propagandas de ser algo realista, com dimensões, textura, efeitos de transparência, luz e partículas!Mais possibilidades de expressão, movimentos e tudo mais.As histórias, personagens, efeitos ganham mais vida, uma vantagem da nova geração, além de claro músicas melhores, vozes meu!Vozes nos personagens!Além das cutscenes em videos que sempre vemos por aí, tanto em anime e CG!



"Hm...bem, botei este jogo aqui e tinha uma partezinha chata que fiquei só dando skip, porém cada botão que aperto faz uma coisa...não estou entendendo".Triste homem do passado...hoje os jogos você precisa passar por tutoriais para aprender todos os movimentos, além de que um bom numero não te dá tudo no inicio, você precisa ir "coletando pelo caminho.



"O que?Bem, vou ir pro meu fliperama...".Outra má notícia, cultura arcade e 2D viraram nicho fora do japão, a cultura do jogo espetacular nos consoles tomou conta e é mais sintonizada com a geração de hoje.



Sim, há GRANDES diferenças.Antigamente nós como infantes brincavamos em pracinhas ou pelo menos no terreo de nossos prédios, saiamos mais, a paranoia em questão de assaltos, sequestros e etc era menor, o preconceito era menos presente em diversas areas, as pessoas era menos estressadas, as pessoas conviviam mais entre si, olhando face a face, as pessoas pesquisavam em livros as informações.



Computador?Só no amigo mais "moderno".Celular?What?Éras rico?Telefone só de casa, se ia para alguma festa era bom combinar que horas voltava ou era melhor sair, ir num orelhão usando fichas(fichas?) e falar pro pessoal de casa que iria demorar mais.



As pessoas...pensavam mais, tinha melhor auto-estima.Hoje temos bastante informação livre, porém e a qualidade?Realmente deixamos guardados na mente o que pesquisamos na internet(não falando de besteiras para entretermos como fofocas, videos, slogans ou golpes de jogos)?Isso se nem olhamos e fazemos ctrl+c e ctrl+v quando se faz trabalho...



Apesar de termos mais tutoriais em jogos e algumas coisas mais avançadas, esses jogos de hoje estão mais sintonizadas com essas gerações novas que tem tudo mastigadinho em várias areas, não importando o assunto.Antes a pessoa para acabar um jogo precisava habilidade e pensar bem.Hoje vários jogos já tem lista do que completar o jogo, e irônicamente temos menos tempos mas os jogos estão maiores.



...



Sim, foi uma merda viver num periodo de transição dos jogos numa época mais jovem, como eu vivi.Porém acho que satanizei demais a geração nova (se alguém puder dar uma versão mais positiva o faço, uma satanização da velha geração seria uma boa, contanto que não seja pelos gráficos...), houve muitas melhores legais nos jogos de hoje, se lembra que alguns jogos de NES pra pular tu precisava apertas dois botões?Hoje não tem muitas barrerias para gameplay, o porém é que hoje não se vê tanto esforço nesse tipo de coisa.



E então?Nova geração vale a pena?A velha é que valia?O bom é o equilbrio?O old-skool precisa de mais espaço?Ou tem mesmo é que enterrar essas velharias e ficar só olhando pro presente?



See Ya!

Nenhum comentário: