04/12/2011

Review: Os Muppets


 
Nome Original: The Muppets
Diretor: James Bobin
Elenco: Jason Segel, Amy Adams, Chris Cooper
Ano: 2011
Visto em: 03/12/2011
Review contém spoilers? Não
 
Long story short: Não assista este filme. Se quiser saber o porquê, keep reading...
 

 
Não sou a favor de "copiar-colar", mas no caso deste filme eu preciso abrir uma exceção - confiram a sinopse oficial:
"Gonzo é contratado para dirigir um filme, mas acaba gastando toda a verba no primeiro dia. Ele precisa então terminar a produção sem dinheiro, apenas contando com a ajuda de seus amigos fantoches."
Oquei, com a sinopse oficial registrada para os anais dos reviews "Made-in-Lanford", gostaria de comunicar que a pessoa que escreveu isso fumou e bebeu, pois a verdadeira história do filme não é essa.
 
Walter (de terninho azul-claro na foto acima) é um Muppet que cresceu viveu para sempre como irmão de Gary (Jason Segel). Conforme o tempo foi passando, Walter percebeu que era diferente dos outros, mas ele não sabia exatamente no que era diferente ou por que, até que um dia ele descobriu o programa dos Muppets na TV e se identificou com eles, que passaram a ser seus maiores ídolos.
 
Certo dia, Gary resolve fazer uma viagem de turismo para Hollywood junto com as pessoas especiais para ele - sua namorada Mary (Amy Adams) e Walter. Mary espera que a viagem seja romântica para os dois, mas Walter espera realizar seu sonho de conhecer os estúdios do Muppet Show... só que o sonho de Walter está prestes a ser destruido, pois durante uma visita aos estúdios (agora já abandonados), ele acaba, por acaso, ouvindo o empresário Tex Richman (Chris Cooper) negociar a compra do terreno para demolí-lo. Walter então conta com a ajuda de Gary e Mary para encontrar todos os Muppets e tentar impedir os planos de Richman.
 

 
A parte técnica do filme é muito competente. Como sempre, os Muppets são mágicos, algumas vezes vistos de corpo inteiro e você fica pensando como estão se mexendo daquela forma. Os números musicais - hoje o meu atrativo favorito nos Muppets - são exaltados e belos, enquanto que o humor do filme carrega a clássica medida de inocência e cinismo capaz de conquistar tanto crianças quanto adultos.
 
Porém, o filme não é recomendado às pessoas que, como eu, foram da época de Os Muppets Conquistam Nova York e Muppet Babies... não tem os dubladores clássicos (já que o novo filme foi dublado no Rio, podiam ter chamado o cast do desenho) e Caco já não é mais Caco - a Disney teve a audácia de deixar o nome norte-americano "Kermit".
 
Ainda falando da dublagem, como o filme é composto de diversos números musicais entre as passagens, ainda que a adaptação das letras das músicas tenha ficado muito boa... é válido observar que nem todos os dubladores escalados "topam cantar", sendo que alguns dos personagens têm suas vozes trocadas durante as músicas - essa prática, que não é de hoje, me causa uma estranheza terrível.
É, eu esperava mais do filme. Acabou sendo uma experiência não muito boa (principalmente com o número de crianças barulhentas dentro da sala).
Mas talvez o problema esteja comigo, pois sou mal acostumada... não só com a recente onda de musicais brasileiros, mas também com os dubladores japoneses de animes, que cantam sempre que o papel pedir, mesmo que sua voz não seja boa para o canto e mesmo que o tom do personagem seja diferente da sua voz normal.
 
Infelizmente o filme só está disponível dublado, portanto, se você for daqueles nostálgicos que têm dificuldade de largar das convenções préviamente formadas, espere pelo DVD e veja legendado.
Apenas recomendado se você nunca viu nada dos Muppets (apesar do filme conter piadas recorrentes de filmes anteriores).
 

Assista ao trailer:


 

Leia outros reviews:

O Preço do Amanhã
Gigantes de Aço
Cowboy Bebop - O Filme
O Palhaço
Police Story 3 (Supercop)

Nenhum comentário: