22/01/2010

Review - Trovão Tropical

Trovão Tropical poster

Serei direto: Trovão Tropical é excelente. É uma das melhores comédias da década passada, possui boas sequências de ação e ainda nos brinda com ótimas atuações, principalmente por parte de Robert Downey Jr..





O filme começa com falsos trailers e um comercial falso de bebida energética, protagonizado pelo rapper Alpa Chino (Brandon T. Jackson) e duas dançarinas de proporções nadegais avantajadas. Depois passamos para o astro de filmes de ação Tugg Speedman (Ben Stiller) promovendo a quinta (!) sequência de seu sucesso de bilheteria, “Scorcher”. Temos então o ator Jeff Portnoy (Jack Black – dublador do Po em Kung Fu Panda) e o trailer de sua mais recente comédia “Os Gordos do Peidaço – Parte 2”, onde ele interpreta todos os personagens principais com piadas regadas a muita flatulência. Por fim, é exibido o trailer de “O Beco de Satanás”, uma história sobre dois padres gays, estrelada por Tobey Maguire e pelo vencedor de cinco Oscars Kirk Lazarus (Robert Downey Jr., o Tony Stark em Homem de Ferro).

Depois de todos esses trailers é que o filme realmente começa. As coisas não vão muito bem na filmagem de Trovão Tropical, um filme baseado em um livro escrito pelo sargento Four Leaf Tayback (Nick Nolte) sobre a Guerra do Vietnã, já que os atores se desentendem sobre o roteiro e o diretor Damien Cockburn (Steve Coogan) não consegue controlá-los. Com o filme atrasado em dois meses em apenas uma semana de filmagens, o chefe do estúdio, o milionário Les Grossman (Tom Cruise, devidamente maquiado), resolve intervir, dando um ultimato ao diretor: ou ele colocava os atores na linha, ou o filme seria cancelado.

Sem saber o que fazer, Cockburn acaba encontrando em Four Leaf um conselheiro. O militar sugere que o cineasta leve os atores (as 4 estrelas dos trailers mais o franzino Kevin Sandusky, interpretado por Jay Baruchel) para o meio da floresta, onde – com a ajuda do pirotécnico do filme, Cody Underwood (Danny McBride) – eles armariam uma cena de guerra para amedrontar os atores e assim conseguir uma emoção mais real. Mal sabem eles que vão acabar entrando numa guerra de verdade com terroristas e traficantes vietnamitas...

A partir daqui é SPOILER. Eu avisei.

Eu tentei me aprofundar o mínimo no roteiro para não tirar a graça da maior parte do filme. Há referências a vários filmes de guerra, como Apocalypse Now, Platoon e O Resgate do Soldado Ryan. Embora Trovão Tropical tenha cara de spoof, ele nunca escamba para o ridículo como os filmes da série Todo Mundo Em Pânico. E devo dizer, a atuação e a improvisação dos atores é fantástica, especialmente Robert Downey Jr., que interpreta um ator australiano loiro movido a Oscars que tem de fazer o papel de um soldado americano negro. O personagem é tão obcecado com seu próprio personagem que só para de interpretar quando “acabarem os comentários do DVD” (uma piada que eles REALMENTE mantiveram nos comentários do DVD). Downey foi indicado ao Oscar – irônico, não? – pelo papel, mas perdeu para Heath Ledger e o Coringa de The Dark Knight.

Personagens no helicóptero

Ben Stiller também está muito bem. Sempre achei Stiller um comediante muito inconstante, mas aqui ele se encaixou muito bem no estereótipo de “herói de ação que também faz dramas” (Sylvester Stallone, alguém?). Jack Black não está no melhor de sua forma (tanto física quanto cênica), entretanto seu personagem evolui bem na metade final da película – especialmente considerando que ele começou como um “Eddie Murphy” branco, peidorrento e lokis de dorgas. E Tom Cruise é uma agradável surpresa. Não só o fato de ele estar usando maquiagem especial durante todo o filme, mas a forma como ele improvisa também é muito engraçada. Na verdade, Cruise praticamente criou e embutiu esse personagem no script (isso é contado nos comentários do filme de maneira bem sutil por Ben Stiller).

As sequências de ação, ainda que poucas, são muito bacanas e servem para lembrar o espectador de que, afinal, eles estão filmando um filme de guerra. A trilha sonora contém nomes conhecidos do rap norte-americano (Ludacris, só pra citar um) e clássicos do rock (Rolling Stones).

Há alguns percalços, sim. O filme esfria muito no meio. Nessa parte o filme fica muito dependente das atuações de Downey, Jr. e Cruise, todos os outros deixam a desejar de uma maneira ou de outra. Tudo bem que todos tem seu momento de brilhantismo, mas o terço central do filme é claramente menos brilhante que o terço inicial e o terço final. Algumas pessoas podem reclamar dos trailers, dizendo que eles tomam muito tempo antes do “filme de verdade” – mas é fato de que são muito bem feitos e que ajudam a incrementar a história dos personagens.

Como curiosidade, várias aparições especiais ocorrem durante a cena da entrega do Oscar: Jon Voight, Alicia Silverstone, Jennifer Love-Hewitt e Jason Bateman são alguns dos atores que aparecem na plateia.

Recomendo fortemente o filme para quem for fã de filmes de guerra e de comédia. As atuações, as referências aos gêneros e as sequências de ação são ótimas, e se você não conseguir rir de nada do filme, bem, interne-se. Fuckface. =)


Ano: 2008
Título original: Tropic Thunder
País: EUA
Diretor: Ben Stiller
Roteiro: Ben Stiller, Ethan Coen e Justin Theroux
Elenco: Ben Stiller, Robert Downey Jr., Jack Black, Tom Cruise, Matthew McCounaghey, Nick Nolte.
Gênero: Comédia/Ação

2 comentários:

Laura Lanford disse...

Ai eu sempre quis ver esse filme... mais por conta do Downey 'fodásso', mas nunca tive coragem de alugar XD~

Chester disse...

bá vou ver certo esse filme.