02/08/2008

Mobile Suit Gundam Seed






O ano é 2002, 23 anos depois do lançamento da primeira série Gundam, a Sunrise nos trouxe Gundam Seed. Depois de não tão bem sucedidas séries desde a original, a Sunrise decidiu investir pesado após ver como Mobile Suit Gundam Wing (1995) foi bem recebido no ocidente em 2000 quando chegou aos EUA. O que fez com que as séries mais antigas fossem exibidas no resto do mundo e Mobile Suit ∀ Gundam (ou Turn A Gundam) que já estava sendo produzido no Japão, ganhou uma divulgação toda especial em função do sucesso da série. Mas apesar de ter um sucesso satisfatório não foi o boom esperado. O que fez a Sunrise aumentar as apostas e produzir Mobile Suit Gundam Seed com um orçamento maior do que em qualquer outro anime da série. Resultado? Sucesso! Tanto no Nippon quanto fora dele, vencendo o Anime Gran Prix em (o prêmio divulgado pela revista Animage, considerado como o Oscar dos animes) em praticamente todas as categorias. O prestigio da série foi tanto que impulcionou uma sequência, Mobile Suit Gundam Seed Destiny, fato que não acontecia desde a era Universal Century (a saga Gundam original).











O que teria produzido tanto sucesso? Bem a obra inteira é muito bem orquestrada, praticamente todos os personagens (os muitos e muitos personagens) são completos, tendo conflitos psicológicos, transformando-se sutilmente ao decorrer da série, desde um universitario tranquilo a um militar implacável. Como é comum nas séries Gundam, o foco principal é a guerra, ou mais precisamente o esforço em acabar com ela. Uma quase verossemelhança de um atentado contra um lado que custou a vida de milhares de inocentes veio bem à calhar pra se contar em um mundo que estava ainda se reestruturando depois de 11/09. As musicas também não ficam atrás não, aberturas excelentes, e endings impactantes que começam não no momento exato do fim do episódio mas, começa como um fundo sonoro para os ultimos dialogos sem aparecer créditos, fazem com que o espectador creia que o episódio ainda não acabou, deixando um ar de "aaaaah já acabou?" quando os créditos aparecem.


A ação é bem detalhada e movimentada, sendo as batalhas inovadoras por não explorar apenas os Mobile Suits, mas por dar um enfoque especial nas naves, tanto no seu comando como na tripulação, fazendo a saga da Archangel ser épica em cada grito de "Dispare!". Falando em gritos os dialogos, exploram não somente discursos sobre guerra e paz como nas outras séries, mas sobre racismo, preconceito, medo, violência e claro algum humor.





A história conta sobre os conflitos da humanidade que acaba se dividindo em 2 raças, os natuaris (os humanos nascidos naturalmente) e os coordinators (humanos gneticamente alterados antes de nascerem com o propósito de terem características escolhidas pelos pais como cor dos olhos, altura, tom de voz, habilidades mais desenvolvidas...). Os coordinators começam a ser perseguidos na terra por um grupo de naturais que acaba rejeitando a existência deles por ser algo contra a natureza, logo os coordinators se mudam para o espaço em colônias chamadas de PLANT. Entretanto na terra algumas nações se tornam neutras como os Emirados de ORB, que recebem tanto coordinators quanto naturais, que simplesmente desejam viver tranquilamente. Já outras se tornam extremamente intolerantes, formando a Aliança Terrestre, e os países da terra e PLANT dominados por coordinators criam a ZAFT para contra-atacar resultando numa declaraçao de guerra no dia 11 de fevereiro de 70CE (Cosmic Era, contado a partir da colonização do espaço). No dia 14 de fevereiro a Aliança Terrestre ataca a PLANT Junius 7 com armamento nuclear matando milhares de inocentes fato conhecido como o incidente Bloody Valentine, ZAFT contra-ataca no dia 1 de abril do mesmo ano espalhando sondas com milhares de N-Jammers (um dispositivo que imede a reação dos neutrons livres, impedindo a construção de armas nucleares, mas também o funcionamento de usinas nucleares e dificultando a transmissão por rádio) por todo o planeta fazendo a April's Fool Crisis.





Com todo esse pano de fundo, a história se passa 11 meses após o incidente Bloody Valentine, iniciando em Heliopolis, uma colônia neutra, patrocinada por ORB, com o jovem Kira Yamato um coordinator que estuda com seus amigos naturais, longe da guerra e de qualquer preocupação. Maaas tudo muda quando a colônia é invadida por integrantes da ZAFT, que querem roubar armas que Heliopolis secretamente produzia para Aliança Terrestre, Gundams. No meio do ataque, Kira se vê em cima de um cockpit ajudando uma mulher ferida no ombro, que com a outra mão apontava uma arma para um dos invasores. Kira o reconhece era Athrun, seu amigo de infância que não via desde long data, que havia se aliado a ZAFT.









Kira Yamato


É o protagonista da história, coordinator nascido de pais naturais, logo ele é um coordinator de primeira geração. Estuda em Heliopolis junto com seus amigos Tolle, Kuzzey, Milliaria, Sai e Flay. Durante o ataque do temido Esquadrão Cruset à colônia, ele se vê obrigado a pilotar o GAT-X105 Strike Gundam para proteger seus colegas. Durante o ataque Kira reconhece Athrun, seu melhor amigo de infância que havia se mudado para PLANT na época em que moravam em uma colônia na Lua.









Athrun Zala


Athrun é o melhor amigo de Kira, e membro de elite do Esquadrão Cruset. Ele odiava a guerra, mas se alistou na ZAFT após sua mãe morrer no incidente Bloody Valentine. Seu pai é Patrick Zala um membro do Senado de PLANT, com visões extremistas sobre os naturais. Pilota o GAT-X303 Aegis.








Cagali Yula


Cagali é uma garota misteriosa, que faz uma aparição um tanto curta no primeiro episódio. Mais tarde se torna um personagem chave para o desenvolvimento da série.









Lacus Clyne


Filha do Senador de Plant Siegel Clyne, Lacus é uma pop star em PLANT. Também é membro do Comitê do Memorial de Junius 7 e é a noiva de Athrun Zala. Partilha da mesma visão política pacifista de seu pai.








A partir daí muita coisa acontece, mas vou me abster de spoilear qualquer coisa sobre personagens ou acontecimentos. O que eu posso dizer é, se você não viu, veja, ou se viu, reveja, pois apesar de na época de seu lançamento ter sido ofuscado pela febre Naruto, e não ter sido divulgado aqui no Brasil, esse é concerteza um anime canônico.





^^

Nenhum comentário: