28/07/2008

~Porque remakes são importantes~

Não sei se foi na GNO do forúm fighters ou aqui mas falei de uma crise "criativa" no mundo, com diversos jogos/filmes com temáticas muito parecidas, totalmente clichês ou remakes de clássicos (ou não tão assim) dos gêneros e multidões, bem a questão é que os remakes são necessários.



Simplesmente porque é uma forma de quem os faz ver como fazer obras originais e boas no futuro.




Vamos desde o principio, vejamos com jogos com o qual eu tenho mais base pra falar do que filmes.



Ok, porque são feito os remakes?Uma série de jogos talves tenha avançado bastante e agora há uma curiosidade com os jogos antigos que não se tinha a tempos atrás, os anteriores são muito importantes e hoje se forem jogados estão muito datados, retcon de fatos importantes em outros jogos da mesma série, ou até mesmo pra fazer dinheiro mesmo sem criar muita coisa nova, apenas atualiza-la.








Aqui vemos um bom exemplo de remake, Final Fantasy IV, ainda com sistema antigo mas novidades, além de CGs, gráficos novos e mais trabalhado nos personagens.



Mas também há um motivo muito forte das empresas fazerem remakes.Elas estão buscando no passado o que as pessoas viam nos jogos que as faziam comprar, jogar e se divertir.E tentar transpor de uma forma que divirta hoje com a mentalidade e tecnologia de hoje, tanto para as pessoas também se entreterem com o que tinha no passado e também as empresas verem como produzirem bons jogos hojes, que eu considero que a coisa anda meio perdida.




Exemplo de remake safado, Golden Axe para ps2.Gráficos horrendos, jogabilidade tosca com colisão estranha, única coisa que se salva é a música que é "boa".É melhor jogar o original...



Tá, vão me dizer que eu sou ista mas quem estragou tudo foi a sony, mas quem deixou ela fazer isso foi o salto alto tanto da sega quando a nintendo.Falemos logo o porque.



O que são jogos?Passatempos em que tu se diverte fazendo algo por descontração que existem regras, jogadores, temática e "peças", a pessoa simplesmente se diverte com a mecânica do jogo e era isso, os outros é lucro mas não é o principal.
Não estou dizendo que video-games deveriam ser apenas versões "eletrônicas" de esportes e jogos de tabuleiro como banco e imobiliário, jogo da vida...mas que a diversão direta e sem ser subjetiva e "controle"(jogabilidade) deveria ser o foco.



Foi uma época boa do psone, história e personagens se desenvolveram muito bem, músicas e gráficos com maiores qualidades, nossa estou vendo um filme...quando mexo no meu bonequinho?Viu o problema?Jogos tu interage com as "peças", tu tem o controle, ou tu fica lendo por meia hora a história do teu personagem no jogo da vida?Ou fica falando no meio de uma partida de futebol como teve uma infância sofrida e seu amor perdido?Não.




Exemplo de jogo retcon, apesar de algumas falhas ainda é divertido de se jogar como nos jogos anteriores.



Por isso que da geração 32bits pra frente houve em sua grande maioria preocupação apenas com a estética e não o conteúdo, daí viamos jogos com gráficos maravilhosos mas controle péssimo, eu digo que se for para assistir algo belo é melhor ir no cinema aonde é o lugar apenas para ver, e não controlar (e sem piadinhas que no dvd tu "controla" também, avançar e retroceder no filme ou jogos para dvd...)



Aí entra remakes, normalmente jogos dos anos 90 ou 80 refeitos para uma época mais atual sem prejudicar (normalmente) o conteúdo original.Como quem faz sabe que quem jogou na época ficará interessado eles tem a difícil tarefa de:

1)Melhorar o jogo sem ficar algo totalmente diferente

2)Agradar os fãs antigos, dando uma experiência melhor que dos jogos originais

3)Chamar os jogadores novos ou que só jogaram os recentes, sem torcerem os nariz com algo datado ou chamado "old skool"

O que acho ótimo, pois os jogos de antigamente por serem limitados graficamente eles realmente se propuseram a "divertir" com bons controles e diversão sem ficar parado e olhando filminho na tela.

Essa é a diversão de um jogo, não ficar parado ou dando instruções demais, e com os remakes isso é como uma "pesquisa" pela empresa no tempo mais adiante.E se vê que não adianta mais jogar quinhentas CGs/Cutscenes a não ser que os fãs tenham se alienado por isso (Metal Gear), jogos do Nintendo Ds não permitem tanta liberdade de armazenamento com videos e etc, e a tela sensivel ao toque permite coisas criativas serem feitas no sistema, sendo realmente jogos.







Realmente precisamos de um remake para esse jogo?


.
Também nos consoles next-gen está se vendo uma volta a jogabilidade como algo principal, como os jogos do wii ou como portal que é disponivel no pacote de jogos, o orange box, para ps3 e x360.



Não é bem um artigo, é mais anotações para se discutir (novamente) o rumo que a indústria está tomando...estamos realmente fazendo jogos ou cinema "interativo"?Agora com consoles com tanta potência que não há mais diferença entre vários jogos tão sensivelmente assim será que agora não podemos novamente centramos na jogabilidade?É isso.



See Ya!

Um comentário:

Chester disse...

Seu velho chato D:
Existem sim muitos remakes boms com otimas historias , uma visao totalmente nova de jogos classicos e tu sabe bem[eu nao conseguiria jogar resident evil classico depois de ter jogado a versao remake],pra mim a jogabilidade concerteza eh o ponto principal dos jogos, mas muitas pessoas axam que grafico é realmente tudo, sei la....vai ser assim daqui pra frente e eu nao reclamo, E QUE VENHA FF7 REMAKE oi XD