06/02/2012

~Melhores de 2011 - Mawaru Penguindrum~


Punição e destino...


Anime dirigido e escrito por Kunihiko Ikuhara, a série começa contando a história de um trio de irmãos, que indo ao zoologica sua irmã Himari tem um mau subito e morre. Enquanto seus irmãos Kanba e Shouma choram pela perda, a mesma misteriosamente volta a vida através de um chapeu em formato de pinguim, que encarna uma entidade na menina pedindo aos dois que procurem o Penguin Drum.

Assim a vida dos irmãos não é mais a mesma, entrando na trama também temos outros personagens como a colegial Ringo, obessesiva pelo professor de Shouma, Tabuki, tendo em mãos um diário importante a trama, e a séria porém protagonista de cenas "Narm" a "oujou" Masako, tendo uma ligação com o outro irmão que não é bem esclarecido de inicio.

Assim como Utena (participação anterior em anime de Ikuhara), o anime nos primeiros momentos apresenta elementos sérios mas o clima nos primeiros episódios é algo leve, e até mesmo de comédia ou mais "padronizado", indo mais para a frente é de se preparar para um sentimento "bipolar" com o anime, até os momentos finais que boa parte da trama vai se encaixando. Porém não pense que todas as respostas serão dadas, o autor deixa muitas partes da histórias para o própio público interpretar o que se passa na tela, ainda sim em bem menor "quantidade" que foi Utena, que recomendo assistir o anime sendo revisionado no momento por ser mais "digerivel". Mesmo com esse caso "Lostiano" de final porém o anime nunca foi de propor nem seu criador de dar todas as respostas para no fim fazer algo ao contrário.


IMAAAGINEEEEEE!!!


As músicas são boas, com algumas realmente marcando na pessoa que assiste, casando bem com as cenas fortes no anime, principalmente nas tragédias (apesar que para alguns um certo acontecimento se repete no anime que pode perder o impacto para certas pessoas, mas não no nivel de um certo VN que não gosta de ter todos os 5 dedos na mão...), então nesse quesito não há muito do que se reclamar. Os personagens em sua maioria "crescem" e são carismáticos, apesar que claro haverá alguns que serão mais amados ou odiados pelo telespectador, enquanto outros (como Mario) não serão tão bem lembrado ou queridos por não terem tanto impacto na trama ou alguma relevância (amigo de Shouma em exemplo).

Na questão de ritmo acredito ter sido bem sucedido, um anime de 24 episódios que tu não sente que poderia ser menos ou mais episódios que deveria. Única crítica é que após a "transição" de humor do mesmo alguns personagens ficaram meio sem função depois de grande relevância no enredo. Algo que não sei se considero algo bom ou ruim é que depois do episódio final não deu uma vontade de querar mais obras no mundo que ocorre mawaru, season 2, filmes...ainda sim vontade de discutir os simbolismos da série irá surgir em uma parte de quem viu e isso pode ser prazeroso até uma próxima obra de ikuhara ou outro anime "cabeça" da temporada.


O roubo de cenas dos pinguins é tão obvio no inicio que nem citei no review.


TL;DR - Um anime que começa bobinho de 24 episódios que mais pra frente te surpreende com simbolismos e questão de reflexão quanto a sociedade (pelo menos japonesa), com uma história que fecha bem. O anime contém pinguins também, importante.

Outra hora escrevo review de outros 2 animes que considero também no grupo de melhores do ano, e quem sabe com mais vontade jogos e filmes também?

Um comentário:

Rafael Fontoura disse...

Bom anime, mas achei o simbolismo excessivo. O ano passado teve muitos bons animes, mas meu voto vai para Tiger & Bunny.