02/05/2009

Review The Office



Não vivo só de animes, também tenho o costume de ver séries (bom acho que isso já tinha ficado evidente no meu review de 30 Rock), e recentemente descobri The Office. Isso me fez ficar muito, mas muito ausente simplesmente pelo fato de começar a ver um após o outro no meu tempo livre. Mas como finalmente alcancei os americanos voltei a ter uma vida blogueira, e não poderia perder a oportunidade de fazer um review sobre o que tem me tomado tanto tempo.



Aliás não só meu tempo, já que o programa atualmente é um dos mais assistidos, que aos poucos foi alcançando o seu espaço destacando-se da forma original inglesa. A série tem uma narrativa peculiar, pois é filmada como um documentário focado no cotidiano massante dos funcionários em um escritório. A série praticamente não tem trilha sonora fora a abertura e o ambiente dos personagens, que inclusive não falam muito alto (já que é um ambiente de trabalho) exceto por Michael. Isso parece muito estranho inicialmente mas aumenta em muito a sensação de estar assistindo um documentário.




A trama se centraliza na filial da Dundler-Mifflin, uma empresa de venda de papel, em Scranton no estado da Pensilvania, onde os funcionários convivem com as excêntricidades constrangedoras de Michael Scott (brilhantemente interpretado por Steve Carrel de "O Virgem de 40 Anos"), o gerente encarregado da filial, que tem uma absurda necessidade de tentar ser um chefe "legal" e infantilmente enxerga o seu relacionamento com os funcionários da filial como familiar. Jenna Fisher e Josh Krasinski repectivamente atuam como a recepcionista Pam Beesley e o representante de vendas Jim Halpert. Os dois são melhores amigos que estão sempre pregando peças em Dwight por que ele é muito mala. Eles até namorariam se Pam não estivesse noiva de Roy que trabalha no depósito do escritório e não liga muito para os sentimentos de Pam, o que parte o coração de Jim. B.J. Novak é um dos produtores, escritores e também faz o papel de Ryan Howard, um universitário estagiário na empresa que é alvo de uma adimiração sem motivo aparente por Michael. Dwight Schrute é um tipo de nerd facista, como descreve o ator Rainn Wilson, que é o legitimo puxa-saco que defende com unhas e dentes seu cargo como Assistente do Gerente Regional. Ele mora em uma fazenda de beterrabas e se entitula como um grande caçador, frequentemente enaltecendo suas abilidades e perfeita conduta profissional (o que o faz ser muito irritante em vários sentidos).




Esse excelente humor empresarial da série, apesar de ser uma versão americana de uma original inglêsa, já foi muito explorado pela tirinha em quadrinhos Dilbert que a mais de 20 anos retrata a sátira do cotidiano em um ambiente de trabalho. A série se encontra atualmente na 5ª temporada e é recomendadissima pra quem quer preencher uma lacuna deixada por Friends de sitcom divertida com personagens carismáticos.


Um comentário:

Rooda disse...

Ryan Super Saiyajin > ALL